Audiência esclarece moradores do Conjunto Nova Natal sobre regularização fundiária

- publicidade -

A noite desta terça-feira (5) foi de debates a respeito da regularização fundiária do Conjunto Nova Natal, Zona Norte da capital, que possui cerca de 2,9 mil casas e foi entregue no início da década de 1990. Proposta pela deputada Eudiane Macedo (PTC), a audiência pública ocorreu na Escola Municipal João Paulo II, com o objetivo de esclarecer os cidadãos a respeito do benefício.

“Nosso propósito ao trazer este debate ao Conjunto Nova Natal é buscar a participação do maior número possível de moradores. A regularização fundiária é muito importante, pelo fato de o beneficiário passar a ter o título de proprietário do imóvel reconhecido em cartório, de forma gratuita. Com isso, as pessoas poderão vender, fazer financiamento para reforma e garantir direito aos herdeiros”, destacou Eudiane Macedo.

A regularização fundiária é um projeto por meio do qual a Companhia Estadual de Habitação (Cehab) e a Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes de Natal procederão à entrega de escritura pública de imóveis com o objetivo de oficializar sua propriedade. Iniciando os discursos da Mesa, Pablo Cruz, presidente da Companhia Estadual de Habitação, explicou o que é o projeto e como o bairro está inserido nesse contexto.

“O Governo do Estado construiu unidades habitacionais, lá em 1982, mas até agora não tinha dado a garantia da escritura pública que garante a vocês a propriedade dos seus imóveis. Mas em 2017 foi publicada uma lei que garantiu a mudança da posse para a propriedade e, desde então, estamos em parceria com a Datanorte e a Ufersa, levantando todos os imóveis beneficiados pelo projeto, para depois iniciarmos o processo de regularização fundiária”, explicou.

O presidente disse que o Conjunto Nova Natal já cumpriu cinco das sete etapas para o fim do processo, mas ressaltou que devido aos trâmites burocráticos o prazo máximo de conclusão do processo é de doze meses. Por fim, Pablo Cruz informou que o programa vai atender mais de 25 mil imóveis em todo o RN, beneficiando cerca de 120 mil pessoas, com um custo de 5 milhões de reais para os cofres públicos.

O Diretor Imobiliário e Patrimonial da Datanorte, Leonardo Arruda, falou das facilidades promovidas pela entidade, junto ao Governo e aos cidadãos, para tornar possível a realização do programa.

Também presente à audiência, o vereador Paulinho Freire, presidente da Câmara Municipal de Natal, parabenizou a deputada Eudiane, o Governo do Estado e a Prefeitura de Natal pelo projeto, reforçando que ele visa promover a igualdade social no Estado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais