Jovens potiguares são selecionadas para participar de Conferência Internacional da ONU

- publicidade -

Giselli Cavalcanti e Gabriela Baesse fazem parte da ONG Engajamundo, e foram selecionadas para integrar a delegação brasileira para a conferência mais importante sobre o combate às mudanças climáticas do mundo, a COP25, que acontece em Madrid de 2 a 13 de dezembro. 

Giselli tem 25 anos, é psicóloga de formação e atua em projetos de educação ambiental em Natal. Gabriela, com 27, é formada em gestão de políticas públicas e em relações internacionais, e é participante ativa de movimentos ambientalistas na cidade. Juntas, Giselli e Gabriela são articuladoras da ONG Engajamundo e atuam aproximando as pautas socioambientais da juventude local – um exemplo mais recente desta atuação é o EduClima: projeto de educação ambiental feito para o público jovem e focado no tema das mudanças climáticas. As duas foram selecionadas para integrar a delegação brasileira para a conferência ma is importante sobre o combate às mudanças climáticas do mundo, a COP25. Na conferência elas representarão o Engajamundo, atualmente o maior expoente da juventude brasileira no que se refere às negociações do clima. O Engajamundo é uma organização apartidária e sem fins lucrativos, formada por jovens que buscam, através do trabalho de liderança, promover um engajamento da populaçã o com as questões socioambientais do mundo. Com essa missão,elas se juntam a mais 10 jovens para levar a voz da juventude brasileira, em toda a sua diversidade, para a ONU.

Para além de todo o desafio que é se preparar para uma conferência como essa, a delegação enfrentam agora mais um obstáculo. Com o anúncio do cancelamento da COP no Chile pelo presidente Sebastian Piñera e a mudança para Madrid/Espanha nas mesmas datas, o grupo precisa agora recomeçar toda a sua logística e tem menos de um mês para viabilizar a sua participação. Parte dessa logística envolve financiamento e, por isso, a delegação resolveu criar uma campanha online de financiamento coletivo para garantir a participação de todos os selecionados. “A participação da juventude nesses espaços, especialmente do global sul, é essencial. Precisamos levar nossas pautas e entender quais decisões (e em nome de que) estão sendo tomadas”, diz Giselli. 

A campanha de financiamento fica no ar até dia 14/11 e tem formato com meta inicial tudo ou nada, ou seja: caso a meta inicial não seja batida, o grupo não recebe nada do valor arrecadado. 

Sitewww.engajamundo.org

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais