Vereadores de Natal aprovam revisão do Plano Plurianual 2018-2021

- publicidade -

Em sessão ordinária, a Câmara Municipal de Natal aprovou, nesta quarta-feira (06), a 2° Revisão do Plano Plurianual 2018-2021, sob a forma do Projeto de Lei n° 226/2019. Ajuste de diretrizes estratégicas a partir da transformação de cenários sociais e econômicos fizeram com que a Prefeitura propusesse uma reestruturação da peça orçamentária.

“Fizemos adequações no plano para equacionar metas e ações. Por exemplo, existem medidas que não estavam previstas no PPA, todavia, em decorrência da necessidade de abertura de nova rubrica para contemplar recursos oriundos do Governo Federal precisam ser inseridas, a fim de que a Lei Orçamentária Anual 2020 seja discutida e votada já com essas novas demandas, previstas na revisão, devidamente aprovadas”, explicou o líder da bancada governista, vereador Kleber Fernandes (PDT).

O orçamento para 2020 do município do Natal prevê uma receita de R$ 3.174.155.966,00 com despesas de igual valor. Segundo justifica o Executivo, para chegar a essa previsão, levou-se em consideração, entre outros fatores, a crise financeira dos últimos anos, além da dificuldade de ampliar a capacidade de investimento.

A vereadora Nina Souza (PDT) falou sobre a função do Plano Plurianual. “É o planejamento de gastos governamentais para 4 anos, conforme determina a nossa Constituição Federal em seu artigo 165. Trata-se do documento onde constam, detalhadamente, os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas físicas e financeiras, públicos-alvo, produtos a serem entregues à sociedade, etc.”.

“Já começamos a discutir a LOA 2020 no sentido de incorporar no próximo exercício financeiro recursos para a educação, saúde, população de rua, agricultura urbana e defesa das minorias, entre outras propostas que estamos trabalhando para que a gente tenha uma peça orçamentária que contemple a diversidade dos interesses da população”, defendeu a vereadora Divaneide Basílio (PT).

Título de cidadão para Eduardo Bolsonaro

Na sequência, o plenário da Casa acatou o Projeto de Decreto Legislativo n° 40/2019 de autoria do vereador Cícero Martins (PSL) que concede o Título de Cidadão Natalense ao deputado federal pelo Estado de São Paulo Eduardo Bolsonaro (PSL). O texto recebeu 17 votos favoráveis e seis contrários.

“Fui muito bem recebido em Brasília pelo deputado Eduardo Bolsonaro, que se comprometeu em nos ajudar a conseguir os recursos necessários para solucionar o problema da falta de pagamento das gratificações dos servidores da saúde de Natal. Por isso, acredito que ele é um aliado estratégico para a nossa cidade, tendo em vista sua influência no contexto político nacional. Neste sentido, a homenagem vai ajudar a aproximá-lo ainda mais”, justificou.

Por sua vez, o vereador Fernando Lucena (PT) se posicionou contrário ao título honorífico. “É um absurdo ver um agente político, fruto do sistema democrático, fazer qualquer tipo de incitação antidemocrática como o Eduardo Bolsonaro fez quando levantou a possibilidade de se instaurar um “novo AI-5″ no país. Lamentável que concedam uma homenagem para um deputado que considere a reedição de atos autoritários”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais