Projeto que altera Código Tributário vai garantir mais recursos para Natal

- publicidade -

O parlamento natalense deu parecer favorável em primeira discussão, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (13), ao Projeto de Lei Complementar n° 27/2023, de autoria do Chefe do Executivo, que acrescenta e altera artigos da Lei Complementar nº 047, de 26 de dezembro de 2002 e do Código Tributário do Município do Natal, Lei nº 3.882. A iniciativa visa adequar a norma municipal à realidade da relação triangular existente entre os contribuintes da COSIP (consumidores de energia), a Cosern (responsável pela cobrança e recolhimento do tributo) e o Município.

“Hoje, a Cosern tem a obrigação legal de recolher a taxa de iluminação pública e repassar para o município. Mas ela cobra do município essa taxa que recolhe. Para termos uma ideia, isso representa cerca de R$ 5 milhões todo ano ao erário municipal, recurso que faz falta para a cidade. Então, fizemos a devida correção, tirando essa oneração do município e garantindo mais receitas para as demandas dos nossos munícipes”, explicou a vereadora Nina Souza (PDT).

De acordo com o secretário de Tributação de Natal, Ludenilson Lopes, a medida proposta pelo Executivo e acatada pelo Legislativo representará um custo a menos para a cidade. “Com este projeto de lei, a Cosern agora tem de arrecadar a taxa de iluminação e, como é uma obrigação expressa em lei, sem custo para o município, teremos uma economia de R$ 50 milhões pelos próximos 10 anos”, pontuou. 

Na sequência, o plenário aprovou um requerimento de convocação para que o servidor da Secretaria de Esporte e Lazer de Natal preste esclarecimentos pelo tratamento desrespeitoso dado ao vereador Eribaldo Medeiros (Rede), durante visita fiscalizatória realizada pelo parlamentar. “O servidor impediu uma das principais prerrogativas do meu mandato: a fiscalização das ações dos órgãos públicos. Com isso, desrespeitou não só a mim, mas toda a Câmara de Natal, além de ferir a Lei Orgânica do Município, que rege o trabalho dos vereadores”, disse Eribaldo.

Por fim, foram aprovados três projetos de lei em primeira discussão: PL 133/2023, do vereador Robson Carvalho (União Brasil), que reconhece de Utilidade Pública Municipal a Federação de SURF do Estado do Rio Grande do Norte, PL 359/2023, da vereadora Nina Souza (PDT), altera o nome da praça Dom Marcolino Dantas, no bairro Tirol, para praça Governador Geraldo Melo, e o PL 650/2023, do vereador Raniere Barbosa (Sem Partido), que reconhece de utilidade pública a COBFEN (Cooperativa dos Banqueiros das Feiras Livres de Natal).

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais