Após nove meses de restauração, túmulo de Jesus é reaberto ao público

Reforma foi a primeira em 200 anos, e chegou a paredes originais da tumba

- publicidade -

O santuário que protege o túmulo onde Jesus Cristo foi enterrado, segundo a tradição cristã, foi reaberto nesta quarta-feira, durante uma cerimônia na Igreja do Santo Sepulcro de Jerusalém, após nove meses de restauração.

As obras começaram em maio de 2016 para consolidar a Edícula de mármore e devolver sua cor original. O local foi completamente desmontado e reconstruído à imagem e semelhança do original.

— Antes o monumento estava completamente escuro, os muros da Edícula haviam escurecido pela fumaça das velas dos peregrinos — explicou à AFP a chefe da equipe de restauração, Antonia Moropoulou.

Líderes religiosos de diferentes confissões cristãs participaram na cerimônia desta quarta-feira, durante a qual o santuário foi exibido sem a estrutura de metal que antes dificultava a vista.

— Não é apenas uma doação feita à Terra Santa, é uma doação para o mundo inteiro — afirmou o patriarca greco-ortodoxo Teophilos III de Jerusalém aos convidados, entre eles o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais