Top intersexual luta contra mutilações genitais com a fama

Musa do estilista Alexander Wang, a modelo belga decidiu revelar ao público que é intersexual e se tornar porta-voz da causa, para derrubar preconceitos e evitar que crianças com a mesma condição passem por cirurgias desnecessárias

- publicidade -

Com duas semanas de vida, Hanne Gaby Odiele teve uma infecção. Seus pais a levaram ao hospital perto da cidadezinha em que moravam, Kortrijk, na Bélgica, onde médicos fizeram alguns exames de sangue e informaram que o garotinho iria ficar bem. “Garoto?”, perguntaram os pais, pasmos. Hanne nasceu com testículos internos e sem útero e ovário. Os exames de sangue revelaram que a criança sofria de síndrome de insensibilidade aos andrógenos (AIS) – mesmo sendo geneticamente do sexo masculino, com cromossomos XY, tinha resistência aos hormônios masculinos.

O médico que atendeu à família nunca havia visto nada parecido e encaminhou o casal a um especialista, que passou as mesmas informações que eles ouviriam pelos próximos anos: Hanne era intersexual, precisaria de cirurgias corretivas e que seria essencial manter tudo em estrito sigilo, inclusive com a própria filha.

Hanne hoje tem 28 anos e é uma modelo de sucesso. Desfila para grifes como Chanel, Givenchy e Prada, estrelou campanhas para marcas como Mulberry e Balenciaga. Ela me conta isso enquanto bebe uma taça de champanhe em um restaurante de Nolita, em Nova York. Em um momento em que direitos de trans e gays finalmente passam por saltos notáveis, intersexuais talvez sejam o último tabu quando o assunto é sexo e gênero. A decisão da belga de ir a público revelar todos os detalhes do corpo com que nasceu e se tornar porta-voz e defensora da comunidade intersexual é um ato de enorme coragem. Ainda que reconheça ter sido inspirada por trans como Hari Nef e Andreja Pejic, ela está explorando um território praticamente desconhecido para o grande público.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais