Candidatos negros podem se candidatar a bolsas de estudo voltadas à Diplomacia

- publicidade -

Estão abertas, até a próxima segunda-feira (10/07), as inscrições para o Concurso Público de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). Conforme o edital, estão previstas 30 vagas na classe inicial de Terceiro Secretário, com remuneração de R$ 16,9 mil (valor bruto). No ato da inscrição, os candidatos negros também podem se candidatar à Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia, no valor de R$ 30 mil.

No total, serão concedidas 20 bolsas de estudo a pretos e pardos a fim de que possam custear os estudos preparatórios para a carreira diplomática. Os interessados em receber o auxílio terão de realizar provas objetivas, passar por entrevistas e apresentar um plano de estudos.

As bolsas integram o Programa de Ação Afirmativa (PAA), criado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio do Instituto Rio Branco (IRBr). O objetivo é ampliar as condições de ingresso de brasileiros negros na carreira de diplomata e, com isso, proporcionar a diversidade étnica do Serviço Exterior Brasileiro.

São parceiros desta iniciativa, a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), do Ministério dos Direitos Humanos (MDH); o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); e a Fundação Cultural Palmares, ligada ao Ministério da Cultura (MinC).

Igualdade racial

A ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, avalia ser de extrema importância incentivar o ingresso de pessoas negras no Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD).

Luislinda diz que sempre observou a falta de negros nos postos de carreira diplomática. “Queremos o máximo de candidatos possíveis disputando essas 20 bolsas”, disse.

EDITAL – Concurso Público de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD)

INSCRIÇÕES

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. OkSaiba mais