Presidente eleito do TJRN destaca que continuará no caminho de fazer o Judiciário avançar

- publicidade -

Escolhido para conduzir o Poder Judiciário potiguar nos próximos dois anos, o desembargador João Rebouças destacou o espírito da continuidade como fator para manter o desenvolvimento de uma Justiça cada vez mais produtiva, com a participação de todos. Apontou a melhoria da prestação de serviço ao cidadão como prioridade de sua gestão.

Foco que tem sido cada vez mais um objetivo permanente da Justiça. O magistrado destacou a necessidade de união entre os diversos segmentos que formam o sistema de justiça e que a prestação jurisdicional será a prioridade máxima, pois “as partes precisam de decisões em tempo hábil”, observou ao atender à imprensa após a sessão.

Ministério Público, Defensoria Pública e Procuradoria Geral do Estado e classe de advogados serão atores importantes nesta construção e serão sempre ouvidas durante sua gestão, no intuito de a partir dessas contribuições tornar a Justiça mais eficiente.

Trajetória

O presidente eleito do TJRN, desembargador João Rebouças, 61, é natural de Areia Branca, casado e pai de quatro filhos. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte tem pós-graduação em Direito Público e é mestre no segmento de pesquisa Político-Jurídica. É membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras Jurídicas do Rio Grande do Norte, desde 2015.

Atuou como juiz nas comarcas de Pendências, Martins, Mossoró e Natal. Em novembro de 2004, foi nomeado para o cargo de desembargador do TJ potiguar. Diretor da Escola da Magistratura (Esmarn) foi outra das diversas atividades exercidas, pelo magistrado, em sua carreira profissional. No biênio 2009-2010, foi corregedor geral de Justiça do Poder Judiciário potiguar.

Na capital, João Rebouças esteve à frente da 3ª Vara da Fazenda Pública e foi juiz da 1ª Zona Eleitoral de Natal.

Em 31 de agosto de 2012, o magistrado assumiu a Presidência do TRE/RN. Concluído o mandato de presidente da Corte Eleitoral, assumiu o cargo de vice-presidente e de corregedor regional eleitoral, durante o período dos 12 meses seguintes.

Em novembro de 2013, ele lançou o livro “Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte Comentado”, em co-autoria com o servidor Guilherme Vanin. O trabalho foi além do aspecto institucional, facilitando o entendimento sobre a aplicabilidade dos dispositivos que integram esta norma. O título tem 384 páginas e recebeu aceitação da classe acadêmica, advocatícia, magistrados e servidores da Justiça.

O desembargador tem atuação destaca como presidente do Comitê Gestor do Processo Judicial Eletrônico (PJe), que em outubro chegou a 100% das comarcas da Justiça potiguar. Também atuou em paralelo à frente da presidência da Comissão de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação do Judiciário norte-rio-grandense

Atualmente, o presidente eleito do TJRN é o ouvidor do Poder Judiciário estadual.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais