Linha de crédito de incentivo à cultura entra na pauta da política do artesanato

Com o tema Raízes Brasileiras, o 12º Salão do Artesanato está aberto ao público até o dia 12 de maio, no Shopping Pátio Brasil, em Brasília.
- publicidade -

A parceria entre a Agência de Fomento do RN (AGN-RN) e a Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) deverá facilitar o acesso dos milhares de artesãos e artesãs do Rio Grande do Norte a partir da linha de financiamento à economia criativa, Pró-Cultura. A definição aconteceu nesta sexta-feira (14), em reunião entre as duas instituições, na sede do Centro Administrativo do Estado.

Desta forma, uma das primeiras medidas definidas no encontro entre a diretora-presidente da AGN, Márcia Maia, e a secretária da Sethas, Iris Oliveira, foi a realização de palestras sobre o Pró-Cultura durante as reuniões pré-Conferência Estadual do Artesanato que passarão a ser realizadas a partir de março em todo o território estadual.

Além disso, a AGN também estará presente durante as atividades em alusão do Dia do Artesão, celebrado no dia 19 de março, e na conferência estadual. A ideia é que as informações sobre o acesso à linha de crédito, limites e condições de contratação possam ser popularizados e possibilitem que empreendedores do segmento possam ampliar a produção a partir da injeção de recursos disponibilizados em condições especiais.

“Foi um encontro importante para fortalecermos a parceira entre a AGN e a Sethas para que o acesso ao crédito possa ser impulsionado para esse importante público, que não apenas busca a geração de renda para a própria família, mas também é defensor e promotor da cultura e da identidade do Rio Grande do Norte através do artesanato”, avaliou Márcia Maia.

A linha Pró-Cultura foi lançada em 2019 e surgiu como um inédito no Rio Grande do Norte para promover e incentivar à economia criativa. A iniciativa nasceu de uma demanda crescente e contou com o apoio da Fundação José Augusto (FJA).

Pró-Cultura

O Pró-Cultura garante recursos através de financiamento para os projetos da cadeia produtiva do setor e beneficiará Microempreendedores Individuais (MEIs), Micro e Pequenas Empresas que desenvolvam suas atividades no estado. Os recursos financiáveis chegam até R$ 10 mil por beneficiário com a finalidade de garantir capital de giro ou capacidade de investimento para implantação ou ampliação de negócios.

Os valores contratados podem ser utilizados para aquisição de equipamentos e acessórios, por exemplo, ou mesmo para ações associadas ao plano de negócios, como locação de estúdios e equipamentos, aquisição de matéria prima, dentre outros. No caso de investimento, o prazo para pagamento é de até 24 meses. Para capital de giro, o prazo é de até 12 meses.

A contratação do financiamento requer análise de crédito e plano de negócio do contratante, além da garantia a partir de aval de terceiro ou solidário pelo contratante. A linha traz ainda um bônus nos juros para os beneficiários que pagarem as parcelas em dia. Em caso de atraso, os juros são de 1,5% para financiamentos para investimento e 1,7% para capital giro.

Microcrédito

De janeiro até dezembro do ano passado, o Governo do RN injetou na economia potiguar através do programa Microcrédito, gerido pela AGN-RN, R$ 18,1 milhões em operações de crédito que beneficiaram cerca de 5,7 mil empreendedores atendidos em mais de 100 cidades potiguares. O resultado positivo do programa é atestado pela aprovação de 96% dos atendidos que classificam o Microcrédito do Empreendedor como “muito bom” e “bom”, segundo pesquisa de satisfação realizada com empreendedores contemplados pelo programa.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais