Coronavírus: Governo do RN reúne entidades para proteger emprego e renda

- publicidade -

A governadora Fátima Bezerra e a equipe do Governo do Estado receberam na tarde desta terça-feira (17) representantes das principais entidades empresariais e de trabalhadores do Rio Grande do Norte para discutir as medidas de combate ao novo coronavírus. O poder Executivo apresentou as ações decretadas e as que foram definidas durante a manhã, como a suspensão das aulas nas redes estadual, municipal e privada.

O Governo relatou que irá determinar a proibição de eventos acima de 100 pessoas, a antecipação de férias dos servidores públicos estaduais que estão inseridos no grupo de risco, além de dar prioridade para o modo virtual para o atendimento ao público. A gestão ainda pontuou que será feita a reprogramação dos eventos do Centro de Convenções marcados para os próximos 60 dias, serão canceladas todas as feiras e exposições com organização do Governo dentro dos próximos 60 dias e proibidas as reuniões da administração pública estadual com mais de 20 pessoas.

A necessidade de união no enfrentamento ao contágio pelo novo coronavírus foi reforçada pela governadora Fátima Bezerra. “Estamos diante de uma situação extremamente desafiadora, onde o que fala mais alto é a saúde do povo. Também entendemos que são necessárias medidas no campo econômico, para não acontecer um impacto tão devastador nos empregos. Temos que ter muito equilíbrio, unidade e solidariedade”, apontou a chefe do Executivo.

Ela ainda pontuou que o Governo do Estado seguirá mantendo o diálogo constante com as entidades empresariais e de trabalhadores a cada novo momento da crise. “Não vamos tomar nenhuma medida se não for a partir do diálogo. Queremos todos também em parceria na divulgação da campanha educativa que vamos lançar no fim de semana”, completou Fátima Bezerra.

A disposição para o diálogo e a acolhida de sugestões por parte do Governo foi bem recebida pelos empresários e trabalhadores. “Vamos contribuir com as medidas que forem propostas, pois o momento é para focar na saúde pública como prioridade”, disse Amaro Sales, presidente da Federação das Indústrias do RN (Fiern). “A reunião nessa etapa da crise é muito importante para abrir o diálogo direto e discutirmos a proteção do emprego”, completou Santino Arruda, coordenador do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (Sinai-RN).

Responsável por conduzir o comitê de emergência, o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia, apontou para a necessidade das empresas e dos sindicatos realizarem um trabalho de conscientização junto a todos os seus afiliados como maneira de cooperar com a estratégia do Governo. “Há uma grande necessidade de que empresas, associações e sindicatos disseminem essas informações e treinem as pessoas. A Sesap está à disposição e todos podem se informar pelo nosso plano de contingência para ver como reorganizar o trabalho para diminuir aglomerações, além das recomendações de isolamento dos trabalhadores que tenham sintomas”, disse o gestor.

Durante a reunião discutiu-se ainda a importância da parceria entre poder público e entidades para a divulgação da campanha educativa que será lançada. O presidente da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas do RN (FCDL-RN), Afrânio Miranda, pontuou a necessidade, que foi acolhida pelo Governo, de reforçar a ideia de manter as compras, mesmo online, em lojas potiguares. “Precisamos ter união para equalizar a situação e dar prioridade para compra local vai ajudar no faturamento, que com certeza vai cair nesse período, e na manutenção dos empregos”, completou Miranda.

Os representantes dos trabalhadores vão confeccionar um documento, seguindo a orientação nacional, para entregar ao Gabinete Civil e ao comitê de emergência com propostas. “Compreendemos o momento de crise e que precisamos discutir em conjunto”, afirmou Eliane Bandeira, presidente da Central Única dos Trabalhadores no RN (CUT-RN)

Os representantes empresariais também farão o mesmo movimento, apresentando as suas demandas ao Governo do Estado ao longo da semana, para reforçar os pedidos já realizados ao setor econômico do Governo Federal. “Estado, empresa e trabalhadores vão atravessar uma crise grande e há necessidade de medidas para todos os setores. O Governo do Estado é mais um canal para reforçar esses pleitos junto à União”, destacou Aldemir Freire, secretário de Estado do Planejamento e das Finanças.

Participaram ainda da reunião o vice-governador Antenor Roberto, o procurador-geral do Estado Luiz Antônio Marinho e os secretários Raimundo Alves (Gabinete Civil), Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico), Ana Maria Costa (Turismo) e Getúlio Marques (Educação).

Estiveram presentes também os presidentes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio-RN) Marcelo Queiroz, do sistema Faern/Senar José Vieira, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no RN (ABIH-RN) José Odécio, da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor) Eudo Laranjeiras, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) José Lucena e do Sindicato do Comércio Varejista e de Serviços do RN (Sicomércio-RN) George Ramalho Vieira, além da vice-presidente do Sindicato de Turismo do RN (Sindetur), Deca Bolonha.

Ainda participaram Rosália Fernandes, da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), e Jocelin Bezerra, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais