Estudo mostra super salários de magistrados no Brasil

- publicidade -

A cada dez salários de magistrados, como juízes e desembargadores, sete estão acima do teto de R$ 39,2 mil no serviço público federal, segundo levantamento apresentado nesta quarta-feira pelo presidente da Frente Parlamentar da Reforma Administrativa, deputado Tiago Mitraud (Novo-MG).

O estudo foi realizado pela bancada do partido Novo na Câmara dos Deputados com base em dados públicos. O objetivo foi analisar os efeitos dos chamados supersalários, pagos à elite do funcionalismo por meio de verbas extras, como indenizações, que driblam o limite constitucional.

— Foi identificado (no estudo) que, na magistratura, 71% das folhas estão acima do teto. O que a gente vê é que esses supersalários não são, no caso da magistratura, exceção. São a regra, uma vez que 71% estão acima do teto — disse Mitraud, durante debate virtual promovido pela frente parlamentar.

A pesquisa, feita com base em 200 mil contracheques, mostra ainda que 17% dos salários na advocacia pública e 6% das folhas na Receita Federal superam o teto salarial.

. Foto: .
. Foto: .O Globo

Ainda segundo os dados levantados pela sigla, a média salarial de juízes e desembargadores está acima do teto salarial. No caso da magistratura estadual, esse valor é de R$ 48.666, aponta o levantamento.

— Então, notem, a média está muito acima do que seria o teto. O que se vê que esses penduricalhos são a prática corriqueira — acrescentou o deputado.

O Globo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais