Bombeiros orientam sobre o uso de fogos de artifício para evitar acidentes

- publicidade -

Devido à pandemia da Covid-19, a realização de shows e grandes eventos nas festas de fim de ano não está autorizada. No entanto, não há impedimento para lançamentos de fogos de artifício em ambientes abertos, desde que o uso seja doméstico. Com isso, o Corpo de Bombeiros Militar do RN orienta a população a tomar certos cuidados para que o momento de confraternização não se transforme em tragédia, com acidentes, queimaduras ou incêndios. 

É notório que os fogos de artifício fazem parte da tradição de saudar o ano novo. Porém, por vezes, eles são soltos por pessoas inabilitadas e comercializados por empresas não credenciadas, o que provoca aumento no número de ocorrências seguidas de lesões e até mutilações irreversíveis. Para o tenente-coronel Jerbes Lucena, Chefe do Serviço de Atividades Técnicas (SAT) do CBMRN, é preciso ter cuidado e analisar o produto no momento da compra. A primeira regra é verificar se o foguete possui o selo de qualidade do Inmetro. “Antes de mais nada é preciso ficar atento à procedência, às especificações técnicas para o uso, a data de validade, se o produto é certificado pelo Inmetro e ainda a faixa etária que ele pode ser utilizado”, explicou. O oficial ainda explicou que a maior parte dessas ocorrências acontecem em festejos dentro de casa, quando a manipulação de explosivos se dá de forma inadequada. “A maior parte das pessoas que compram esse material sequer lê a embalagem, as instruções de uso. Muitos ainda soltam foguetes sob efeito de bebidas alcoólicas, em áreas cobertas ou deixam que crianças e adolescentes manipulem esses artefatos”, finalizou. 

Confira mais algumas dicas:

• Evite a compra de material clandestino, que na maioria das vezes não é testado; • Confira sempre o certificado de garantia do foguete; • Ao utilizar os fogos de artifício leia atentamente as instruções contidas na caixa; • Não segure os fogos de artifício com as mãos. Compre artefatos que venham com a base para encaixar no suporte dos fogos de artifício, para que seja possível colocar no chão; • Prenda o rojão em uma armação, em uma cerca ou em um muro, e não fique próximo na hora de acender; • A distância para explodir os fogos com segurança é de 30 a 50 metros de pessoas, edificações e carros; • Não tente acender fogos que falharem. Se não ocorrer a detonação, jamais tente reutilizá-lo. Tenha sempre um recipiente de água por perto para colocar os foguetes já usados, ou aqueles que falharam, para não haver riscos de novas explosões; • Dispare os fogos somente ao ar livre, um de cada vez, e veja se não há substâncias inflamáveis ou redes elétricas nas proximidades; • Nunca atire fogos de lugares fechados, como carros ou residências; • Nunca atire fogos na direção de outras pessoas; • Nunca utilize fogos após ingerir bebidas alcóolicas; • Não deixar as crianças manipularem, tampouco permanecerem próximas aos fogos; • Mantenha a caixa de fósforos ou isqueiros longe do alcance de crianças para que elas não utilizem esses materiais escondidas de você; • Em caso de queimaduras, a recomendação inicial é esfriar a lesão com água corrente e fria. Não deve ser colocado nenhum produto em cima, como pasta de dente, manteiga, clara de ovo ou nada que o vizinho diga que se deve fazer. Envolva o membro ou a extremidade queimada e leve a vítima a um hospital, ou a um posto de saúde para que um médico que possa avaliar.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais