WhatsApp fora do ar: o que se sabe e o que falta esclarecer sobre a instabilidade
WhatsApp, Facebook e Instagram estão fora do ar na tarde desta segunda-feira (4). Internautas em todo o mundo relataram dificuldade para acessar os três serviços – todos eles pertencem ao Facebook (veja mais no vídeo acima).
LEIA TAMBÉM:
- Como abrir conta no Telegram e no Signal
- Memes invadem o Twitter com a falha nas redes concorrentes
- Famosos comentam e fazem até concurso de samba
- Reclamações sobre operadoras de telefonia e internet também cresceram
O que se sabe até agora:
Quando WhatsApp, Facebook e Instagram caíram?
Página do Instagram fora do ar na segunda-feira (04). — Foto: Reprodução
Por volta das 12h50 desta segunda, o termo “WhatsApp” tornou-se o primeiro nos Trending Topics (os assuntos mais comentados) do Twitter no Brasil. Cerca de meia hora depois, o concorrente Telegram, passou a ser o segundo mais comentado – o serviço também registrou reclamações de usuários (leia mais abaixo).https://9bce6513ca6bc97b315f5b4ef435ad87.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Às 13h10, o site Downdetector, que monitora reclamações sobre serviços da internet, registrava cerca de 40 mil queixas sobre o WhatsApp. Para o Instagram, eram cerca de 10 mil; para o Facebook, 5 mil.
Reclamações no DownDetector sobre falha no Instagram nesta segunda (4) — Foto: Reprodução/DownDetector
- WhatsApp, Telegram e Signal: conheça as vantagens de cada um
- Sua conta no WhatsApp está protegida? Faça o teste e descubra
O que é o ‘erro DNS’ ?
Quando o usuário tenta entrar no endereço de qualquer uma das 3 redes, aparece a mensagem “DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN”, o que leva a especular sobre um erro desse tipo.
O DNS é a “agenda de contatos” da internet. É ele que registra os números (endereços de IP) associados aos “nomes de domínio” (como “globo.com”).
A internet só funciona com números, então essa “agenda” cumpre o objetivo de permitir consultas (chamadas de “resoluções de domínio”) para que qualquer pessoa possa saber o número de IP do site que pretende acessar. Se acontece uma falha, o acesso à página fica indisponível porque não é possível encontrar o caminho certo para chegar nela.
O que dizem as redes?
Ao g1, o Facebook informou que abriu investigação para apurar o motivo da instabilidade.