Bombeiros e SESAP realizam seminário de prevenção do suicídio em Natal

- publicidade -

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP), o Centro Universitário Rio Grande do Norte (UNI-RN), entre outros, realizam no próximo dia 27 de setembro, das 8h às 17h, o Seminário de Saúde Mental e Prevenção do Suicídio. O evento gratuito faz parte da programação do Setembro Amarelo, mês dedicado ao tema, e será realizado no Teatro Riachuelo, em Natal.

Na abertura do evento, profissionais especializados da área, como psicólogos e psiquiatras, irão compor uma mesa redonda para discutir temas como Prevenção, Transtornos Mentais, Cyberbullyng, bullyng, fluxo de atendimentos, uso de telas, luto, e outros temas relevantes, além de difundir as técnicas necessárias no atendimento de uma ocorrência de tentativa de suicídio.O evento contará também com a participação do Tenente Coronel Diógenes Munhoz do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo, idealizador do protocolo nacional de abordagem técnica a tentativas de suicídio; a jornalista e escritora Sâmara Azevedo; e a jornalista Izabella Camargo, especialista em saúde mental, bem-estar no local de trabalho e longevidade.Para o comandante-geral do CBMRN, coronel Luiz Monteiro, lidar diariamente com a segurança pública exige bastante equilíbrio emocional. “A gente sabe que os servidores da Segurança Pública, assim como profissionais de outras áreas, acabam somando estresses e têm sua saúde mental prejudicada. Por isso, uma das finalidades do seminário é conversar sobre essa questão para que o profissional note que ele precisa estar com a sua saúde mental em dia”, disse o comandante-geral do CBMRN.Setembro AmareloO Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio.  Criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo tem como proposta associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado no dia 10 de setembro. A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento que vai de norte a sul do Brasil.Hoje, 32 brasileiros se suicidam diariamente, conforme dados divulgados pelo movimento Setembro Amarelo. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Sabe-se que os números são muito maiores, pois a subnotificação é reconhecida. Além disso, os especialistas estimam que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos dez vezes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais