Edital seleciona alfabetizadores voluntários no RN

- publicidade -

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN) lançou, nesta quarta-feira (12), o Edital nº 04/2025 com seleção para cadastro de reserva de alfabetizadores populares e tradutores-intérpretes de Libras. Os selecionados atuarão no Programa Brasil Alfabetizado (PBA) em turmas de jovens, adultos e idosos. As inscrições são gratuitas e seguem até sábado (15), por meio do site sigeduc.rn.gov.br.

O objetivo da seleção é fortalecer as ações de superação do analfabetismo no estado, com atividades voluntárias que contam com bolsa de incentivo no valor de R$ 1.200 mensais, custeada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A atuação exige carga mínima de 10 horas semanais por turma e inclui aulas presenciais e planejamento pedagógico.

Segundo a secretária de Educação do RN, professora Socorro Batista, a iniciativa é estratégica para garantir o direito à alfabetização:

“O analfabetismo ainda é uma pauta que requer políticas públicas firmes, humanizadas e respeitosas com os sujeitos da educação de jovens e adultos.”

Critérios, etapas e início das atividades

Coordenado pela Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos da SEEC, o processo seletivo prevê atuação nos 16 polos regionais do RN, incluindo comunidades rurais, urbanas, quilombolas e indígenas.

Para participar, é necessário:

  • Ter no mínimo 18 anos
  • Ensino médio completo
  • Preferencialmente residir no município de atuação

A seleção será por análise curricular, com pontuação baseada em títulos acadêmicos e experiências comprovadas em alfabetização ou inclusão social. No caso dos tradutores-intérpretes de Libras, é exigida formação específica e experiência na área de interpretação.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. OkSaiba mais