Justiça determina que município de Lagoa Salgada convoque aprovados em concurso

- publicidade -

Justiça do Rio Grande do Norte por meio da Vara Única da Comarca de Monte Alegre determinou que o Município de Lagoa Salgada convoque os candidatos aprovados no concurso público para o cargo de professor de educação física. A decisão é do juiz José Ronivon Lima, e a nomeação visa preencher vaga aberta após a exoneração do servidor anteriormente nomeado.

De acordo com o processo, o pedido foi feito por um candidato que obteve o 7º lugar em certame que previa apenas duas vagas. No entanto, com a exoneração do 2º colocado e o alegado desinteresse dos quatro candidatos subsequentes, o rapaz passou a estar entre os classificados dentro do número original de vagas.

LEIA TAMBÉM: Ataque de boi brabo mata homem na região do Seridó

A decisão, assinada pelo juiz José Ronivon Lima, leva em consideração precedentes do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça. Ambos os tribunais entendem que, embora a aprovação fora das vagas configure apenas expectativa de direito, essa expectativa se transforma em direito subjetivo à nomeação quando surgem vagas, por exemplo, por desistência ou exoneração, dentro do prazo de validade do concurso.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. OkSaiba mais