FIERN inicia a implantação do Modelo de Atuação Articulada
O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), parceria FIERN/CNI, iniciou ontem (30) uma reunião para implantação do Modelo de Atuação Articulada entre as Áreas Sindical e de Mercado do Sistema Indústria, que tem como objetivo estabelecer parâmetros para harmonizar a relação entre essas áreas, visando ampliar o papel dos sindicatos na oferta de soluções do Sistema às Indústrias e a atuação dos agentes de mercado no estímulo ao associativismo.
A concepção do Modelo resultou de uma parceria firmada entre a Gerência Executiva de Desenvolvimento Associativo (GDA) e a Unidade de Relações com o Mercado (UniMercado) da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Visando compartilhar experiências já existentes nas federações e validar cada etapa de elaboração do Modelo, foi constituído um Grupo de Trabalho, composto por representantes dessas áreas e das Redes Sindical e de Mercado das cinco regiões do país.
Para assegurar a aderência do Modelo, dentre outras, as seguintes propostas foram definidas: autonomia das federações para adotar e adaptar o modelo e alinhamento do modelo com as estratégias do Sistema Indústria e das Redes de Mercado e de Desenvolvimento Associativo.
Participaram da reunião a técnica da Área de Mercado da CNI, Luciana Martins, e os consultores da Elo Group, Felipe Guimarães e Mariana Bezerra, que irão capacitar, no período de 30/05 a 09/06, os executivos dos sindicatos SICRAMIRN, SINDRECICLA-RN, SIMETAL e SINDPAN e os Agentes de Mercado das Casas (SESI, SENAI e IEL) na melhor estratégia de abordagem às empresas industriais do estado para oferta de produtos e serviços do Sistema e estimular o associativismo, ampliando a base sindical dos sindicatos inicialmente trabalhados.
Em setembro, quando finalizará o período de implantação nos sindicatos selecionados, terá início a etapa de incorporação, onde novos sindicatos poderão aderir ao Projeto.