FIERN participa de audiência com executivos que confirmam fábrica de painéis fotovoltaicos
Executivos da companhia Chint Eletrics, Jackie Xiang e Charles Zang confirmaram a instalação de uma fábrica de painéis de energia fotovoltaica no Rio Grande do Norte. A confirmação foi nesta quarta-feira, durante audiência dos executivos com o governador Robinson Faria. Os vice-presidentes do Sistema FIERN, Pedro Terceiro e Vilmar Pereira, participaram da audiência, na Governadoria.
Na ocasião, os diretores da Chint anunciaram também que já estão com um terreno no município de Extremoz, onde vão instalar a unidade de produção do grupo empresarial.
A Chint é a segunda maior produtora de painéis fotovoltaicos do mundo. Ela possui instalações na Índia, Alemanha e Estados Unidos, na própria China, e agora vai atuar na América do Sul e América Central, com produção no Rio Grande do Norte.
A fábrica de placas fotovoltaicas para energia solar do grupo Chint Eletrics Co. será instalada numa área de 25 hectares no município de Extremoz. Na primeira fase o investimento será de R$ 112 milhões e vai ofertar 1.300 empregos diretos e indiretos.
Pedro Terceiro disse, durante a audiência, que o Sistema FIERN está à disposição para colaborar na expansão do grupo empresarial no Estado. Ele lembrou que as unidades do Sistema Indústria, como SENAI, SESI e IEL, possuem as condições para oferecer capacitação e outros serviços que vão colaborar para o êxito do empreendimento, que tem potencial multiplicador no Estado.
A instalação da fábrica é resultado de uma missão governamental, com a participação e empresários, à China. O governador e auxiliares da administração visitaram Xangai, em fevereiro deste ano, para manter contatos com os investidores e consolidar a atração da indústria. Pedro Terceiro também participou da visita, representando a FIERN. Na ocasião, foi assinado um protocolo de intenções com a empresa.
A unidade da Chint no Rio Grande do Norte será a primeira na América Latina e atenderá o mercado brasileiro e das Américas. “Faremos todo o esforço para instalar a unidade o mais breve possível aqui no estado, aproveitando esse ambiente economicamente favorável”, disse Jackie Xiang.

