Forte dos Reis Magos retorna à gestão do Estado com investimento de R$ 7 milhões

- publicidade -

O turismo e a cultura do Rio Grande do Norte receberam mais uma boa notícia nesta sexta-feira (05). Um dos principais cartões-postais do Rio Grande do Norte, a Fortaleza dos Reis Magos, retornou à gestão do Governo do Estado e será totalmente restaurado, após quatro anos sob a administração do Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (IPHAN).

O anúncio foi feito pelo governador Robinson Faria e por representantes do IPHAN, durante uma visita técnica ao equipamento na manhã de hoje. Na ocasião, o Chefe do Executivo Estadual assegurou um investimento de cerca de R$ 7 milhões, através do programa Governo Cidadão, para as obras de restauração interna e externa da Fortaleza.

De acordo com Robinson Faria, agora será possível garantir um espaço com estrutura adequada para atrair turistas e potiguares. “A Fortaleza dos Reis Magos conta a história de nosso povo e é um dos pontos mais procurados pelos visitantes. Por isso, vamos investir na recuperação completa e criar programações culturais para que o Forte volte a estar no roteiro turístico e possa oferecer atrações para a população. Além disso, é mais uma ação que enriquece o Turismo e deve gerar mais emprego e renda para o Rio Grande do Norte”, afirmou o governador.

Acordo de cessão terá 20 anos

Com a cessão do equipamento pelo IPHAN, o Governo do Estado passa a administrar o local pelos próximos 20 anos, respondendo pela preservação do imóvel e despesas de uso. O representante do IPHAN e diretor do PAC Cidades Históricas, Robson Almeida, explicou que a decisão de repassar a Fortaleza dos Reis Magos aconteceu pelo fato de “o Estado ter a capacidade operacional e os recursos para executar as obras. O governo federal está em contingenciamento de verbas e não pode dar continuidade ao projeto. Então acreditamos que a administração estadual fará uma melhor gestão do local”.

A gestão do Forte será realizada pela Fundação José Augusto (FJA), que já estuda quais serão as atividades desenvolvidas na Fortaleza. “Estamos planejando inserir atividades culturais, como apresentações musicais e teatrais para fomentar a movimentação no espaço”, disse a diretora-geral da FJA, Isaura Rosado.

Também estiveram presentes na visita técnica a secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha; e os secretários de Infraestrutura, Jader Torres e de Gestão e Metas, Vagner Araújo.

A Fortaleza dos Reis Magos

Segundo o IPHAN, a fortificação – conhecida como Forte dos Reis Magos -possivelmente teve sua construção iniciada apenas em 1603. Em 1630, era mencionada como totalmente concluída, na sua forma atual. Acredita-se que seu projeto e os acréscimos posteriores, sejam de autoria do engenheiro-mor do Brasil, Francisco de Frias Mesquita. De 1634 a 1654, esteve sob o domínio holandês, chamando-se Castelo Ceulen. Ao longo dos séculos as condições do Forte se deterioraram e não houve nenhuma modernização ou ampliação de sua artilharia. A Fortaleza fica localizada na praia do Forte, Zona Leste de Natal.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. OkSaiba mais