Mostra SENAI de Arquitetura reúne beleza e originalidade com sustentabilidade em oito ambientes

- publicidade -

Ambientes bonitos e funcionais, nos quais predominam materiais sustentáveis e reutilizados, concebidos por arquitetos empenhados em aplicar conceitos inovadores. Essas são as características da recepção, da sala de estar, da sala de leitura, da cozinha, dos quartos, do pátio de encontro, da sala de TV e do lavabo que estão em exposição na II Mostra SENAI de Arquitetura, até o dia 5 de junho, no Centro de Educação e Tecnologia em Construção Civil Rosária Carriço, na Avenida Ayrton Senna.

A abertura ocorreu na manhã desta quarta-feira (24), com a presença da diretora regional do SENAI, Roseanne Azevedo, do superintendente regional do SESI-RN, Juliano Martins, da presidente do Conselho Regional de Arquitetura, Patrícia Luz, da diretora do Centro, Glória Navarro, e gestores do Sistema FIERN.

“A II Mostra SENAI de Arquitetura é resultado de parcerias de sucesso com o CAU e entre profissionais, ou seja, os arquitetos e os alunos que estão de áreas com pintura, instalação elétrica, revestimento e tantas outros que participaram da instalação destes ambientes e tiveram a vivência no reuso de materiais”, afirmou Roseanne Azevedo.

Com essas idéias e com criatividade, os arquitetos tornaram funcionais ambientes montados com telhas cruas, barris, latões, paletes e madeiras de demolição. Tudo aplicado de forma harmoniosa. Muitas vezes o diferencial está em um revestimento que valoriza um objeto reutilizado ou uma nova pintura que dá leveza ou beleza a um material que antes seria desprezado ou não ficaria integrado ao ambiente.

Para que se tenha esse resultado, é preciso a integração entre o arquiteto e o técnico que dá o suporte na execução do projeto. “Os profissionais muitas vezes passam um tempo significativo para conceber seus projetos, com pesquisa e desenvolvimento dos conceitos, então precisam de pessoas qualificadas na execução e para evitar dificuldades que podem ser evitadas”, afirma a diretora regional do SENAI.

A Mostra tem projetos de arquitetura de interiores de oito grupos, formados por 30 jovens profissionais, com destaque para os ambientes: Recepção, Sala de Estar, Sala de TV, Sala de Leitura, Pátio de Encontro e Lavabo, Quarto do Casal, Quarto dos Filhos e Cozinha, todos produzidos com reuso de materiais, com a ajuda do suporte e os conhecimentos práticos dos alunos do SENAI.

A presidente do CAU/RN, Patrícia Luz, lembra que a ideia da Mostra surgiu por conta da necessidade de propiciar ao arquiteto e urbanista recém formado um novo olhar sobre a arquitetura sustentável, tema ainda pouco explorado. “Então, a parceria desde o início já buscou tanto viabilizar uma ação neste sentido, como também proporcionar uma interação entre os atores de uma mesma cadeia de serviços no universo da construção civil, os arquitetos e os alunos da Escola SENAI, que de lá sairão com um ofício ligado a este universo”, informa.

Os arquitetos que participam da mostra também avaliam como positivo o retorno proporcionado pelo evento. “É muito interessante porque posso mostrar aos meus clientes o que é possível fazer com o reuso de material”, disse Rui Alexandre do Rosário, um dos arquitetos que concebeu e executou o projeto da Sala de Estar, inspirada no Rio Potengi. Ele afirma que o evento é importante também para mostrar às pessoas que contratar um arquiteto vale a pena. Ele acrescenta que, com a ajuda deste profissional, é possível executar ambientações com custos reduzidos. “Há o investimento, mas os resultados serão melhores e no final mais econômico”, disse.

A arquiteta Laís Bezerra, que trabalhou para elaborar e executar o “quarto dos filhos” em exposição na mostra, destacou a importância da inovação. “Geralmente as pessoas já vêm para os arquitetos com a ideia pronta do que querem para o ambiente, elas não pretendem se abrir para novas possibilidades, que podem até ser mais rentáveis. A mostra é importante para que os arquitetos possam revelar sua capacidade de inovação, o que podem fazer de diferente e elegante com objetos comuns”, afirma Laís.

Os alunos do Centro Rosária Carriço que colaboraram na execução dos projetos também destacam as possibilidade de retorno profissional do evento. “Foi legal participar, aprendi bastante coisa, conheci muitas pessoas. Fiquei ajudando principalmente na parte de pintura e serralheria e já fiz vários cursos no SENAI, como o de pintor, o de cerâmica e estou fazendo o de instalador hidráulico. Na mostra podemos aplicar os conhecimentos e trocar experiência”, disse Kadu Lima, aluno do Centro Rosária Carriço.

“Foi um trabalho maravilhoso, tivemos alguns desafios, mas o resultado é extraordinário. Uma excelente experiência, tanto para colocar em prática o que aprendemos como para assimilar coisas novas. O intercâmbio de conhecimentos e as amizades que se adquire também fazem parte de melhor e extrair algo mais”, disse Francisco Xavier, que colaborou no ambiente da cozinha e também é aluno do Rosária Carriço. Ele já trabalhou na mostra anterior, mas vez questão de atuar nesta novamente, porque considera que a experiência é profissionalmente relevante. “Trabalhei esse ano e na mostra do ano passado como pintor, que é o meu curso, e foi maravilhoso, não tem igual, por isso que eu vim participar, pois é bastante importante para o meu trabalho, tanto pela experiência quanto para praticar o que já aprendi”.

O diretor da filial da Leroy Merlin em Natal, Jolair de Souza, também destacou as possibilidade da mostra e das parcerias que o evento promove. “Eles trouxeram uma série de criações com sustentabilidade que é importante e tem muita relação com nosso DNA e gostamos de estar junto e participando”, afirma.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. OkSaiba mais