Em Convenção, governador diz que RN cresceu 6,5% no setor de serviços

- publicidade -

Durante abertura da 18ª Convenção de Comércio e Serviços do RN, o governador Robinson Faria destacou o crescimento de 6,5% do setor de serviços, fato que colocou o estado com o maior desenvolvimento percentual entre todas as unidades federativas brasileiras, de acordo com dados do IBGE.

O crescimento potiguar está na contramão do cenário nacional, já que o país registrou uma retração de 5% no mesmo período. O chefe do Executivo estadual também enfatizou outras áreas que apresentaram desempenho ascendente. Uma delas foi o turismo, setor que registrou crescimento, em 2016, de 12% na captação de turistas estrangeiros enquanto todo o Nordeste teve queda de 7,25% e, no Brasil, esse índice cresceu apenas 4%, em relação ao ano de 2015.   Robinson Faria pontuou a desoneração do ICMS incidente sobre o querosene de aviação como uma das medidas que ajudaram a impulsionar o turismo internacional.

Nacionalmente, o governador destacou o ICMS zero para voos fretados.  Os investimentos no Turismo ultrapassam os R$ 60 milhões em divulgação do Rio Grande do Norte em feiras nacionais e internacionais, campanhas, material gráfico, eventos, estudos e obras. Ainda como medidas de fomento à economia, o governador falou sobre o Escritório do Empreendedor, inaugurado no ano passado e que permitiu o tempo de abertura de empresa para 24 horas por reunir vários órgãos relacionados em um mesmo espaço.

Até agora, mais de 9 mil atendimentos foram realizados no Escritório e cerca de 1100 pedidos de abertura foram feitos desde o início do Escritório. Deste número, mais de 95% dos pedidos são efetivados. Outras ações que ajudaram a fomentar a geração de emprego no estado foram: a emissão de 6.300 licenças ambientais por parte do Idema, e Programas como o Proadi e o RN Gás +, iniciativa que beneficia empresas com o fornecimento do gás natural canalizado. Sobre o evento, o governador disse que a Convenção “é uma oportunidade de discutir e apresentar soluções para superar a crise econômica.

É preciso unir trabalho e atitude para contornar o período sensível por qual passamos, e eventos como hoje trazem questões importantes que precisam ser debatidas”, disse. 18ª Convenção de Comércio e Serviços do RN A Convenção está sendo realizada no Hotel Holliday Inn e conta com palestras de Flávio Rocha (presidente do grupo Riachuelo), Arthur Grynbaum (presidente do grupo O Boticário),  Robinson Shiba (fundador do China in Box),  Luiz Felipe Pondé (filósofo) e Samy Dama (economista), responsável pela exposição de abertura. O evento foi idealizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte (FCDL/RN) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), e tem o objetivo discutir tendências e inovações do varejo, a ética, as perspectivas econômicas e as oportunidades de negócios no Estado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais