Basquete vira tema de projeto de iniciação científica
Coordenados pelo professor de basquete do Colégio Marista de Natal, Luís Afonso, educandos do ensino fundamental e médio que treinam a modalidade na unidade educacional foram submetidos a uma nova experiência fora das quadras. Eles estão sendo estimulados à desenvolverem um projeto de iniciação científica chamado de ‘Além das Quadras’.
O objetivo é aplicar testes para avaliar os efeitos que o esporte promove no nível de coordenação motora de crianças e adolescentes. “Essa iniciação científica está sendo desenvolvida em dois âmbitos: o primeiro é a participação dos atletas das equipes com idade até 14 anos na bateria de testes que avalia a coordenação motora global; o segundo, diz respeito à colaboração dos atletas de 15 a 17 anos que estão ajudando na aplicação dos testes e irão analisar os resultados juntamente comigo”, explicou Luís Afonso.
Através de reuniões, educador e educandos já definiram os aspectos gerais de uma pesquisa científica e a metodologia aplicada. “No sábado (25/03) fizemos uma reunião teórica com os atletas de 15 a 17 anos, que se interessaram pelo projeto. Na ocasião, apresentamos as características de uma pesquisa científica, apresentando a pesquisa concreta que estamos desenvolvendo e capacitando eles para aplicarem os testes”, informou o treinador. E a primeira rodada de aplicação dos testes foi realizada neste sábado (1).
Educandos aprovam a iniciativa
“A iniciação científica promovida pelo professor Afonso, com o intuito de demonstrar a importância do esporte para a coordenação motora de crianças em desenvolvimento, pode nos mostrar como proceder em trabalhos de nível superior, propiciando aos alunos e ex-alunos do Marista o aprendizado na prática, de forma que todos os participantes pudessem cooperar para este desenvolvimento. Posso dizer, acho que por todos os participantes, que foi uma experiência incrível, nos apresentando ao desconhecido, levando-nos a retirar nossas próprias conclusões a partir dos testes feitos. Desta forma, ajuda a nos preparar para o que iremos enfrentar futuramente, nos inserindo em projetos aos quais são acontecimentos únicos em que, com certeza, gostaria de poder participar dos próximos”, descreveu Luis Felipe Trento, educando do 3º ano do ensino médio.
Para Bruno Rincón, do 2º ano do ensino médio, o projeto ampliou o conhecimento adquirido nas disciplinas de iniciação científica e ciências da natureza. “Nós tivemos o primeiro contato com a teoria do método científico nas disciplinas de iniciação científica e ciências da natureza, mas participar da base de uma pesquisa científica é uma experiência totalmente diferente, os alunos que participaram vivenciaram na prática a importância na formulação das hipóteses, das experimentações e do quanto a pesquisa científica agrega na formação do conhecimento para a sociedade.”