Potiguar é classificada para etapa nacional de competição paralímpica

- publicidade -

No dia internacional do esporte pelo desenvolvimento e pela paz, 06 de abril, a Fundac comemora a vitória da servidora Ray Ferreira, de 49 anos, que garantiu medalha de ouro nas modalidades de lançamento de peso e arremesso de disco, no Circuito Loterias Caixa Norte e Nordeste, realizado no último fim de semana, 01 e 02 de abril, em Recife/PE. O primeiro lugar garante a sua vaga na etapa nacional, que será realizada no mês de junho em São Paulo.

Ray é formada em Letras Português e, além de professora na Rede Municipal, é servidora pública há 30 anos e trabalha no Setor de Obras e Manutenção da Fundac. Sua deficiência, um pé torto congênito, nunca foi empecilho para a sua vida e seu amor pelos esportes, cuja prática começou mais intensamente com a natação, aos 18 anos.

Ao perceber seu bom desempenho, o professor lhe encaminhou para a Sociedade Amiga do Deficiente Físico do Rio Grande do Norte (Sadef), da qual faz parte até hoje. E por volta de 1997, aos 29 anos, começou a competir como nadadora onde chegou a ser pentacampeã brasileira nos quatro estilos e campeã sul-americana na Argentina nos 100m costas e 50m livre.

Em 2004 resolveu mudar de estilo e passou para o atletismo, com lançamento de disco, lançamento de dado e arremesso de peso, sendo já no mesmo ano campeã nas três modalidades no Circuito Loterias Caixa Brasil Para olímpica realizado em Recife/PE. E campeã da competição nacional em São Paulo/SP, eliminatória para os Jogos Paralímpicos de Atenas em 2004, não sendo convocada por ainda não ter a classificação internacional, exigida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

Durante a sua carreira, Ray conseguiu conquistar o troféu de melhor índice feminino e melhor índice técnico pelo comitê paraolímpico. Atualmente ela ocupa o segundo lugar no ranking de melhor do mundo e o primeiro no Brasil na categoria de lançamento de disco. Emolduradas na sala de sua casa, a atleta acumula pelo menos 90 medalhas em competições de natação e cerca de de 300 medalhas por seu desempenho no atletismo.

O Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento foi estabelecido durante uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013. Neste dia, o objetivo é comemorar o potencial do esporte para a educação e formação cívica dos cidadãos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais