Primeira mulher a correr maratona de Boston completa prova novamente

- publicidade -

Em 1967 a norte-americana Kathrine Switzer tinha 20 anos, estudava jornalismo na Universidade de Syracuse e se tornou a primeira mulher a disputar oficialmente a maratona de Boston, nos Estados Unidos. Nesta segunda-feira (17), 50 anos depois, ela voltou a participar da competição usando o mesmo número, 261, que um funcionário da prova tentou arrancar de sua roupa no passado. Ela completou a prova em 4 horas, 44 minutos e 31 segundos.

A imagem de Kathrine sendo agarrada pelo funcionário da prova em 1967 enquanto seu namorado tenta protegê-la tornou-se icônica e transformou-a em uma conhecida defensora da igualdade de direitos entre homens e mulheres. Ela se inscreveu na prova sob o nome “K.V. Switzer”, o que fez com que os organizadores da prova não percebessem seu gênero.

“A maratona era uma prova masculina naquele tempo. As mulheres eram consideradas muito frágeis para disputá-la”, disse ela ao jornal “The New York Times” dez anos atrás.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais