Renan aposta em base campeã olímpica e faz primeira convocação na seleção
Nos primeiros passos, Renan Dal Zotto adotou o caminho mais seguro. Nesta segunda-feira, em sua primeira convocação à frente da seleção brasileira, o técnico deu preferência à base campeã olímpica. Da equipe que conquistou o ouro nos Jogos do Rio, no ano passado, o treinador chamou 10 dos 12 campeões olímpicos. William, que pediu um tempo para ficar com a família, e Serginho, que se aposentou da seleção, são as únicas ausências. O primeiro compromisso da equipe é a Liga Mundial, entre 2 de junho e 8 de julho. A fase final será disputada na Arena da Baixada, em Curitiba – a venda de ingressos começa a partir do dia 15 de maio.
A lista de Renan, porém, também tem algumas novidades. Rodriguinho, do Cruzeiro, e Otávio, do Taubaté, foram chamados para a temporada. Eles, assim como os outros convocados que disputaram a final da Superliga, no último domingo, ganharam uma semana de folga e se apresentam em Saquarema na próxima segunda-feira. Tales, líbero do Canoas, é outro novato na seleção.
– É um ano bastante importante para gente. É o início de um novo trabalho, de um novo ciclo. Principalmente pós-Jogos do Rio, campeões olímpicos. É um momento de transição, bastante importante. É justo fazer com que esses atletas (campeões olímpicos) joguem a final no Brasil. Último título do Brasil foi em 2010. É uma responsabilidade muito grande jogar as finais no Brasil – disse o treinador.
A opção por manter a base é justificável. O técnico terá um tempo curto de treinamentos. A seleção viaja para a primeira etapa da Liga Mundial, na Itália, no dia 28 de maio. Da lista, Wallace não participará deste primeiro compromisso. O jogador conversou com o técnico antes das finais e pediu para acompanhar o nascimento de seu primeiro filho, no fim deste mês.
– Wallace, não devemos contar a primeira etapa. Tivemos uma conversa bacana, ele vai ter o nascimento do filho. Ele pediu, eu acho justo – explicou o treinador.
Confira a lista de convocados:
Levantadores
Bruninho (Modena-ITA)
Raphael (Taubaté)
Murilo Radke (Montes Claros)
Opostos
Wallace (Taubaté)
Evandro (Cruzeiro)
Renan (JF Vôlei)
Ponteiros
Lucarelli (Taubaté)
Maurício Borges (Akas Spor-TUR)
Douglas (Sesi-SP)
Lipe (Halkbank-TUR)
Lucas Lóh (Taubaté)
Rodriguinho (Cruzeiro)
Centrais
Lucão (Sesi-SP)
Éder (Taubaté)
Maurício Souza (Campinas)
Otávio (Taubaté)
Líberos
Tiago Brendle (Campinas)
Tales (Canoas)

