Flamengo pode se tornar o virtual campeão brasileiro na quinta-feira

- publicidade -

Uma vitória do Flamengo contra o Atlético-MG, no Maracanã, e uma derrota do Palmeiras diante do Santos, na Vila Belmiro. Tais resultados, normais levando em consideração os mandos de campo e os níveis dos times envolvidos, podem fazer com que a classificação do Campeonato Brasileiro na noite de quinta-feira tenha o Flamengo como líder a oito pontos de Santos e Palmeiras.

SIGA O YAHOO ESPORTES NO INSTAGRAM

E aí, por mais que ainda restem 14 rodadas até o fim da Série A, nada vai me convencer que o Rubro-Negro perderá a taça. Primeiro, porque os oito pontos, na prática, são nove. É que Palmeiras e Santos teriam 13 e 14 vitórias, respectivamente, no campeonato, contra 17 do Flamengo – e as vitórias são o primeiro critério de desempate.

Leia também:

Depois, porque o time de Jorge Jesus está jogando muito mais do que os rivais paulistas. Nas últimas dez rodadas, por exemplo, somou 28 de 30 pontos possíveis – só o São Paulo não perdeu para o Fla. Já o Palmeiras, neste mesmo recorte, fez 19 pontos, enquanto o Santos adicionou míseros 12 pontos.

Por causa do enorme investimento feito nos últimos anos, o Verdão é apontado há várias rodadas como o grande perseguidor do Fla. Mas, diante do cenário traçado para a rodada 24, será muito mais compreensível colocá-lo numa disputa pelo vice-campeonato do que pelo título. A derrota na Vila, inclusive, já deixa os comandados de Mano Menezes em terceiro – Palmeiras e Santos teriam 47 pontos, mas o Alvinegro levaria vantagem no número de vitórias.

E mais: se o Corinthians vencer o Athletico Paranaense em Itaquera, também no meio de semana, o Verdão ficará somente dois pontos à frente.

Enquanto o Flamengo parece sobrar contra os adversários no Brasileirão, o Palmeiras sofre e muitas vezes só empata, como neste domingo, no 1 a 1 contra o Atlético-MG. Apesar de jogar no Allianz Parque, diante de 32 mil pagantes, o Verdão não acertou sequer um chute no gol durante todo o primeiro tempo.

Nem o fato de o Flamengo estar dividido em outra competição – disputa com o Grêmio uma vaga na final da Libertadores – parece ser capaz de diminuir a diferença técnica entre líder e vice-líder, para desespero dos organizadores do Brasileirão, que podem assistir à disputa do título se encerrar com muitas rodadas de antecedência.

Deixe um comentário