Técnicas do Ministério da Saúde avaliam Maternidade Divino Amor

- publicidade -
Um grupo de técnicos do Ministério da Saúde está na Maternidade Divino Amor para avaliar a atenção à saúde materno-infantil  oferecida na unidade. Durante três dias, as avaliadoras irão coletar informações da rede cegonha, que deve assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, além de assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro.
As técnicas foram recebidas pela diretora da Maternidade Divino Amor, Júlia Ferreira Lopes, que se colocou à disposição para apresentar todos os dados e documentos que o grupo necessitar. “Esse tipo de avaliação é muito positivo porque permite identificarmos os problemas e ajustá-los para a melhoria do atendimento”, justificou.

Ana Lúcia Nunes, assistente social e avaliadora, explicou que a ideia é fazer todo o percurso da paciente, desde a entrada na maternidade, realizando a contagem de leitos, entrevistando os gestores, os trabalhadores e as pacientes. “Essa vistoria e coleta de dados é nacional e devemos concluí-la até maio”, disse.

Depois da coleta de dados, o governo Federal terá um prazo de seis meses para repassar o resultado da avaliação aos estados. “Trata-se de um trabalho pedagógico que não tem caráter punitivo. O que estamos fazendo é apenas um diagnóstico da rede cegonha com a proposta de melhorar o atendimento”, explicou Ana Lúcia Nunes.

A equipe técnica é formada também pela enfermeira Verdande Trotskaya Medeiros, nutricionista Maria Fernandes e Acácia Cândido.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais