Comissão cobra investimentos para festejos juninos à Secretaria de Cultura

- publicidade -

A Comissão de Cultura se reuniu, na manhã desta quarta-feira (19), com o Secretário Municipal de Cultura – Secult – Dácio Galvão para discutir sobre os festejos juninos na cidade de Natal, sobre o Plano Municipal de Cultura, além da Lei de Incentivo à Cultura.

Segundo a presidente da Comissão, vereadora Eudiane Macedo (SD), a reunião foi relevante para que os vereadores obtivessem informações, por parte da Secult, sobre os valores destinados ao movimento junino e quais as ações da Prefeitura de Natal para apoiar o São João desse ano. “A Comissão veio à Funcarte (Fundação Cultural Capitania das Artes) conversar com o Secretário Dácio para discutir sobre os festejos juninos que é uma cultura tão nordestina, tão popular. Trouxemos hoje algumas indagações como qual o valor destinado para as quadrilhas juninas e para os arraiás de rua, o que a Prefeitura está organizando para o São João de Natal, o local, as atrações, entre muitos outros temas”, afirmou Eudiane Macedo.

De acordo com o Secretário Dácio Galvão, a Secult possui alguns projetos em relação aos festejos juninos que serão apresentados à Comissão de Cultura para a análise dos vereadores. “Nós temos alguns projetos em relação aos festejos juninos que pretendemos ampliar e formatar em um projeto final para apresentar à Comissão. Em uma próxima reunião buscaremos soluções, junto aos vereadores, para captar recursos e viabilizar a realização de um festejo junino que abranja toda as regiões de Natal”, explicou Dácio.

O vereador Preto Aquino (PEN) afirmou que a Prefeitura precisa investir mais no São João da cidade, principalmente incentivar a volta dos arraiás dos bairros. “Seria importante a volta dos tradicionais arraiás de bairro na cidade. São festejos importantes que mobilizam a população e para que aconteçam precisam do apoio da Prefeitura. Apesar de está com um orçamento limitado tenho certeza que o Prefeito vai ouvir nossas propostas e tentar contemplar as quatro regiões da cidade”.

Outro ponto abordado pela Comissão de Cultura foi a Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão. O vereador Ubaldo Fernandes (PMDB) falou sobre a burocracia da lei ser um grande impasse para beneficiar os produtores culturais da cidade. “A proposta da Comissão é a modificação, a atualização da Lei Djalma maranhão, que é uma lei muito burocrática e restritiva. Propomos um grupo de estudo com a Secretaria Municipal de Cultura para flexibilizar e atualizar a lei e consequentemente proporcionar uma maior inclusão cultural na cidade de Natal”, disse Ubaldo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais