“Câmara Cidadã” debate problemas da Zona Norte com Prefeito e moradores
Os vereadores de Natal realizaram nesta quarta-feira (24) uma audiência no plenário montado na Praça do Coqueiral, Zona Norte de Natal, da qual participaram o prefeito Carlos Eduardo, secretários municipais, lideranças comunitárias e população local. A audiência faz parte da programação do projeto ” Câmara Cidadã”, cuja programação segue até esta quinta-feira (25), com uma vasta programação de serviços legislativos, culturais, de saúde e sociais.
Com a ajuda dos secretários presentes o prefeito relatou sobre obras nas diversas áreas da administração, como unidades de saúde, escolas, programas, serviços e obras públicas e regularização fundiária. Na ocasião o prefeito elogiou a iniciativa da Câmara em levar suas atividades para os bairros e apresentou um balanço das ações que o Executivo direciona para a Zona Norte da capital. “O bom governante tem que ouvir cidadão para se orientar suas ações, projetos e programas. Aqui na Zona Norte estamos conseguindo realizar o maior investimento da cidade. São R$ 43 milhões em diversos bairros para calçamento, drenagem e pavimentação de ruas. Diante de toda a dificuldade, estamos conseguindo, com trabalho e compromisso, manter as ações.Estamos segurando a cidade do Natal que esta sendo atingida no seu coração, que é a receita. Temos seis unidades de saúde para inaugurar neste ano na Zona Norte e até janeiro devemos entregar 14 escolas”, anunciou o prefeito.
Os vereadores, por sua vez, fizeram questionamentos ao prefeito e seus auxiliares e a fala também foi aberta à população. Júlia Arruda (PDT) questionou sobre o serviço precário na unidade de saúde do conjunto Santa Catarina, segurança pública e cobrou a regularização da Patrulha Maria da Penha. Ubaldo Fernandes (PMDB) reclamou da falta de reposição asfáltica quando a companhia de águas realiza obras nas ruas, além disso, pediu providências quanto às inundações perto da lagoa de captação do conjunto Panatis. Preto Aquino (PEN) destacou a parceria da Comissão de Desporto da Câmara com a Secretaria de Esportes no apoio ao esporte amador e calendário de eventos.
Já Nina Sousa (PEN) relembrou que a saúde pública de Natal padece porque também atende a outros município e que o Governo do Estado tem dívida na área com o município. Sandro Pimentel (PSOL) falou sobre a realização do primeiro mutirão com castramóveis que ficou acertado com a prefeitura e ainda questionou sobre a ausência do prefeito e vice-prefeito durante 12 dias no mês passado sem avisar à Câmara, os atrasos de salários dos servidores terceirizados e sobre as contrapartidas das empresas de transporte para o aumento da tarifa de ônibus.
Para o presidente da Câmara Municipal, Raniere Barbosa (PDT), a presença do prefeito e sua equipe no Câmara Cidadã demonstra o compromisso da prefeitura e dos vereadores em dialogar diretamente com a população. “É um ato histórico, admirável e de coragem. Estamos fazendo a aproximação dos representantes políticos com o povo de Natal. Essa aproximação representa também o fortalecimento institucional porque é um momento em que a população se pronuncia. O Câmara Cidadã será itinerante todo mês em diferentes bairros, dando oportunidade da população se pronunciar e ter direito a serviços em que muitas vezes há dificuldade de acesso”, disse Raniere.