Márcia Maia ressalta Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças
A importância do debate em torno do abuso sexual de crianças foi levantando pela deputada Márcia Maia (PSDB) em pronunciamento feito na manhã desta quinta-feira (18), data designada nacionalmente para combater esse tipo de violência contra crianças. De acordo com a parlamentar cerca de 40 crianças ou adolescentes são vítimas da violência por dia no país.
“Uma criança que cresce vítima da exploração sexual tem a vida marcada. Por isso é importante evitar e quando houver um caso, que ele seja devidamente punido. Precisamos ir além dos números e quem está presenciando uma situação como essa deve denunciar”, ressaltou a deputada.
Márcia Maia detalhou que meninas de 4 a 11 anos são o alvo principal. Para a parlamentar, as políticas sociais são ferramentas essenciais, mas por outro lado a Delegacia da Criança e Adolescente precisa de mais estrutura para receber as denúncias, apesar da boa condução os. “É uma equipe muito reduzida. São apenas uma delegada, uma chefe de investigação, um escrivão e quatro agentes policiais, para atender a todo Estado”, elencou.
A parlamentar aproveitou para convidar a todos para a audiência que haverá logo mais às 14h, na Casa no Auditório Cortez Pereira, em parceria com o deputado Hermano Morais (PMDB), sobre ‘Como as ferramentas da educação podem ajudar a melhorar esse cenário?’.
Data
O dia 18 de maio foi escolhido para lembrar a violência sexual em crianças e adolescentes, em virtude do falecimento da menina Araceli, de apenas 7 anos, que foi estuprada e morta no Espírito Santo em 1973. Após a prisão, julgamento e absolvição dos acusados, o processo foi arquivado pela Justiça.