Projeto garante identificação do tipo sanguíneo em documentos

- publicidade -

Foi aprovado, em segunda discussão durante a sessão ordinária desta terça-feira (09), um Projeto de Lei de autoria do vereador Ubaldo Fernandes (PMDB), subscrito pelo vereador Robson Carvalho (PMB), que prevê a obrigatoriedade de inclusão do tipo sanguíneo e do fator RH nos registros de nascimento de todas as crianças nascidas na capital potiguar. A iniciativa estabelece que o mesmo procedimento também deve constar na caderneta escolar dos alunos do ensino fundamental das redes pública e privada.

Segundo o vereador Ubaldo Fernandes, a informação nos documentos pode facilitar o socorro em casos de emergências que exijam transfusão de sangue. “Além disso, ajuda a detectar incompatibilidade sanguínea entre mãe e bebê, e na solução dos casos de crianças trocadas em maternidades ou desaparecidas”, explicou.

Depois o plenário acatou duas matérias encaminhadas pela vereadora Júlia Arruda (PDT). Uma que institui a Semana Municipal de Atenção a pessoa com Lúpus; outra que reconhece de Utilidade Pública a Associação das Pessoas Acometidas de Lúpus Eritematoso Sistêmico do Estado do Rio Grande do Norte.

Em primeira discussão, recebeu parecer favorável o texto apresentado pela vereadora Eudiane Macedo (SD) sobre afixar cartazes informativos acerca do funcionamento, competência e contato dos Conselhos Tutelares nos estabelecimentos de ensino público e privado da cidade. A proposta ressalta a importância dos Conselhos, que tem entre suas funções a verificação do aproveitamento escolar a fim de determinar aos pais ou ao responsável as medidas para solucionar os problemas que estejam atrapalhando o desempenho dos alunos.

Também foi aprovada uma proposição da vereadora Eleika Bezerra (PSL) que cria o Núcleo Social de Apoio e Prevenção ao Crack e outras Drogas – Mães Contra o Crack no Município, tendo seu funcionamento junto à Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtas) com o intuito de segmentar o atendimento e inserir as pessoas na sociedade e desenvolver atividades em parceria com programas sociais mantidos pela Prefeitura.

Por fim, os edis apoiaram um Projeto de Resolução da vereadora Ana Paula (PSDC) para instituir a Frente Parlamentar do Incentivo ao Comércio das Microempresas, das Empresas de Pequeno Porte e dos Microempreendedores Individuais do Município. “Vamos apoiar as microempresas natalenses, porque temos a convicção que são esses pequenos negócios os responsáveis pelo emprego e renda da maioria dos trabalhadores”, concluiu.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. OkSaiba mais