‘Time’ lista Temer como um dos 5 líderes mais impopulares do mundo

- publicidade -

O presidente Michel Temer aparece numa lista da versão online da revista americana “Time” como um dos cinco líderes menos populares do mundo. A revista até faz uma brincadeira dizendo que Temer, ao lado de nomes como o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e do primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, deixa o presidente americano, Donald Trump, “bem na fita”.

A revista lembra que, apesar dos escândalos recentes, o governo do republicano consegue ter cerca de 40% de aprovação entre os americanos — “acredite se quiser”, alfineta a “Time”.

Já Temer, Maduro, Razak e os outros dois nomes da lista, Jacob Zuma, presidente da África do Sul, e Alexis Tsipras, primeiro-ministro da Grécia, colecionam impopularidade.

“Seguir uma presidente que sofreu impeachment deveria ser fácil; o nível de exigência estava baixo. Mas o presidente brasileiro, cuja aprovação está em um dígito, descobriu que suceder a Dilma Rousseff não foi um passeio no parque”, diz a matéria, publicada no início desta semana.

A revista é famosa por listar anualmente as 100 pessoas mais influentes do mundo; lista em que, ironicamente, Dilma chegou a aparecer em 2011. O perfil de Dilma foi escrito pela atual presidente do Chile, Michelle Bachelet, para quem Dilma oferecia na época a “virtuosa combinação de sabedoria e convicção de que seu país necessita”.

Sobre Temer, agora diz:

“O político veterano agora se agarra ao cargo depois que gravações o mostraram aparentemente negociando pagamento de suborno para silenciar um colega político corrupto. Ele pode em breve ser o segundo presidente brasileiro consecutivo que sofre um impeachment, graças a ligações com o escândalo da Lava-Jato”, escreve a revista, que ainda lembra das dificuldades da economia brasileira.

A “Time” cita o autoritarismo de Maduro, as 800 acusações de corrupção enfrentadas por Zuma, o fato de US$ 1 bilhão ter parado em contas pessoais de Razak e as medidas impopulares de austeridade de Tsipras como determinantes para que esses líderes acompanhem Temer na lista.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais