Para Haddad, estratégia de insistir em Lula não prejudica transferência de voto

- publicidade -

O ex-prefeito Fernando Haddad declarou nesta quarta-feira, 5, que não teme comprometer a transferência de votos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cuja candidatura foi barrada pela Justiça Eleitoral, ao arrastar a estratégia jurídica que insiste na candidatura de Lula ao Planalto.

“Não, não temos temor. Nós temos coragem de defender o que é certo”, disse Haddad, ao ser perguntado se não teme que não haja tempo hábil para a transferência de votos de Lula para ele, que deve substituir o ex-presidente na cabeça da chapa presidencial. O ex-prefeito fez uma rodada de visitas a portas de montadoras e fábricas de autopeças no ABC paulista.

O PT aguarda o julgamento de um pedido de liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a candidatura de Lula. Se a decisão não for favorável ao ex-presidente, a legenda se prepara para anunciar a substituição até o próximo dia 11.

“Se conseguirmos a liminar, o Lula estará nas urnas e a vida segue”, afirmou Haddad. Se a liminar for negada por um ministro, ele citou a possibilidade de recorrer ao plenário do STF, a quem disse caber a palavra final. “Só o Supremo para desacatar a ONU em função do seu entendimento sobre a validade ou não de um tratado internacional”, disse Haddad, cobrando a validade da manifestação do Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas sobre os direitos políticos de Lula.

Dilema

Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrar a candidatura de Lula, setores do PT e de partidos aliados, como o PCdoB, manifestaram preocupação com não colocar Haddad como candidato imediatamente e insistir na estratégia jurídica.

Por outro lado, há um dilema que, abrindo mão dos últimos recursos na Justiça, haja a perda da credibilidade no discurso de que Lula é inocente. “Nunca pensamos nessa questão de cálculo eleitoral colocando de lado os valores que a gente acredita, sobretudo a liderança do Lula e a nossa completa convicção de que ele era a pessoa talhada para tirar o País da crise”, afirmou o ex-prefeito.

Denúncia

Denunciado pelo Ministério Público de São Paulo, Haddad afirmou que a instituição está “se deixando usar eleitoralmente” nos casos dele e do candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin O tucano foi acusado pela promotoria com uma ação de improbidade administrativa. O petista, por sua vez, foi denunciado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

“O Ministério Público é importante demais para ter esse tipo de postura, se deixar usar eleitoralmente, para um lado e para o outro”, disse Haddad, ao citar seu caso e o de Alckmin.

Em relação à denúncia por ter pedido R$ 2,6 milhões à construtora UTC Engenharia para pagamento de dívidas de campanha, Haddad classificou a ação como “vingança de um empresário”, em relação ao ex-presidente da empresa Ricardo Pessoa.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais