Álvaro Dias mira 2020, mas antes precisa se preocupar com a lama em Natal
Logo após o fim do segundo turno que decretou a derrota nas urnas de Carlos Eduardo ao Governo do Estado para a professora Fátima Bezerra, o prefeito de Natal Álvaro Dias, herdeiro de Carlos, não tardou a exonerar secretários ligados ao ex-prefeito. A primeira canetada foi publicada no Diário Oficial do Município do dia 30 de outubro. Esse foi o primeiro sinal público de distanciamento dos dois políticos.
No dia seguinte (31) a exoneração de Ilzimar Pereira da Silva da Assistência Social, outro nome ligado a Carlos Eduardo estava fora do Executivo municipal, a secretária adjunta de Turismo, Marília Dias, foi exonerada. A pasta tinha forte influência da Família Alves. O nome de Marília teria sido indicado pelo deputado federal Walter Alves. O Turismo, ainda sofreria mudanças em janeiro deste ano com a saída de Christiane Alecrim do comando da secretaria. Selando o fim da influência de Carlos no Turismo. Parlamentares ligados ao ex-prefeito Carlos Eduardo, tentavam amenizar as exonerações.
Mas elas foram um sinal claro de Álvaro impor nome próprio na Prefeitura. O palco perfeito para isso foi o carnaval de Natal. Presente em quase todos os polos, o prefeito até dançou com umas das maiores atrações do festejo, a ciranda com Claudia Leitte em Ponta Negra, foi sincronizada com o ritmo e com o marketing político. Ao lado da governadora Fátima, o prefeito foi visto em festas pela cidade. Em maio na Redinha, dançaram juntos. Em sinal de harmonia. Para o vereador Preto Aquino que compõe a base de Álvaro na Câmara, não existe intriga na relação de Álvaro e Carlos Eduardo, segundo ele, a prova da relação amistosa é a presença da esposa de Carlos, Andréa Ramalho, na Secretaria de Políticas Públicas para as mulheres de Natal. “Existem comentários mas não existe intromissão”, diz Aquino.
Ainda segundo o parlamentar, a gestão de Álvaro diante da situação financeira de muitos municípios brasileiros é exemplar. Os recentes investimentos na pavimentação da cidade podem ser um dos triunfos do prefeito para se lançar pré-candidato. “Nas últimas pesquisas ele foi melhor avaliado do que a governadora”, comentou Preto Aquino. A novidade do prefeito é inaugurar duas obras por semana. “Se a eleição fosse hoje eu não seria candidato”, disse ao jornal Agora RN. Porém os sinais são contrários, a presença do prefeito em inaugurações e eventos o colocam na foto. Sem alarde, evita falar sobre o ano eleitoral, é preciso ganhar apoio dos natalenses. Nunca se viu tamanho investimento no São João em Natal, R$ 2 milhões pagaram artistas locais e atrações nacionais.
A vereadora de oposição Divaneide Basílio chegou a denunciar o que segundo ela, só foi possível pagar os altos cachês, com remanejamento de verbas destinadas a obras na periferia. Os Sentinelas de Cristo, responsáveis por zerarem o número de homicídios na Ponte Newton Navarro se voltaram contra o prefeito. Apesar do tema sensível, acusam a prefeitura de negligenciar a situação. Em uma manifestação realizada no último dia 5 deixaram um caixão na porta da Prefeitura.
O Coordenador dos Sentinelas, Pastor Rubens, afirma que a Prefeitura retirou um banheiro químico que servia aos voluntários e destinou ao São João no Arena das Dunas. “Contamos com um empresário que nos concedeu dois banheiros químicos”, diz. Na Zona Norte da Capital, quanto mais distante do centro de Natal maior é o grau de desconfiança com o prefeito. As obras de drenagem e pavimentação nos conjuntos e loteamentos José Sarney, Lagoa Azul e Nortelândia estão incompletas, estão sendo investidos R$ 136 milhões em 300 ruas. A lama ainda prevalece na maioria delas. O voto em Álvaro é praticamente certo nas que receberam o asfalto, ao contrário, é brecha para a oposição. Até as eleições municipais Álvaro será testado, seu maior desafio é tirar a cidade da lama. Por completo.
potiguarnoticias

