Vereadores derrubam parecer de Comissão e aprovam projeto para terceirizados

- publicidade -

Por 15 votos sim e 3 não, os vereadores derrubaram na tarde desta quarta-feira (04), o parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, que era contrário ao Projeto de Lei N° 57/2018, de autoria do vereador Fernando Lucena (PT), que trata da obrigatoriedade dos editais de contratação de servidores terceirizados pelo poder executivo incluir o auxílio-saúde para os profissionais. De acordo com o autor do Projeto, com a lei será apenas garantida um direito assistido na convenção coletiva dos trabalhadores. 

“Hoje nós temos na prefeitura municipal do Natal 9 mil terceirizados. Essas pessoas estão usando a rede municipal de saúde, o que sobrecarrega. A convenção coletiva já garante isso, mas o que queremos apenas é que na licitação conste no edital dizendo que tem que constar o auxílio saúde. Assim esses trabalhadores terão direito à assistência odontológica e médica, os beneficiando”, afirmou Fernando Lucena. 

Integrante da Comissão de Justiça, o vereador Fúlvio Saulo (SD) explicou os motivos para o parecer contrário da comissão ao Projeto de Lei. “Nós entendemos que por mais que essa iniciativa seja de boa fé e boa vontade, ele invade a competência na questão da elaboração do edital por parte da prefeitura e o custo disso não foi inserido no Projeto. A gente tem que buscar que o cidadão, todo ele, tenha o direito à saúde garantido na rede pública. Então entendemos que a Câmara não tem competência para legislar dessa forma, por isso fomos contrários”, explicou o Fúlvio. 

Projetos aprovados em segunda discussão 

Os parlamentares também aprovaram durante a Sessão Ordinária dois Projetos de Lei. O primeiro é de autoria do vereador Preto Aquino (PATRIOTA), que institui o Dia Municipal em Homenagem a ADPAZ – Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério Internacional Paz e Vida; e outro do vereador Kleber Fernandes que reconhece de Utilidade Pública Municipal a Associação – Viva o Centro de Natal (AVICEN).

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais