Bolsonaro provoca aglomeração em frente ao Palácio do Planalto

- publicidade -

Apresença do presidente Jair Bolsonaro voltou a provocar aglomeração de apoiadores em frente ao Palácio do Planalto na tarde deste sábado (18).

De acordo com a Organização Mundial de Saúde e especialistas, aglomerações facilitam a propagação do novo coronavírus. Para conter a disseminação do vírus, a recomendação é o isolamento social. Segundo dados das secretarias estaduais de Saúde, o Brasil acumula 2.203 mortos e mais de 35 mil casos confirmados da covid-19, doença provocada pelo coronavírus.

Por volta das 15h, o presidente deixou o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, onde mora com a família, e se deslocou até a sede do Poder Executivo.

Ele permaneceu durante cerca de 50 minutos no alto da rampa do Palácio do Planalto conversando com seguranças e acenando para um pequeno grupo que estava junto à grade. Questionado por jornalistas se teria algum compromisso no local, disse que foi ao Planalto para “ver o movimento”.

Enquanto Bolsonaro observava a Praça dos Três Poderes, apoiadores começaram a se aglomerar em frente ao Palácio do Planalto.

Passados os 50 minutos, o presidente desceu a rampa e foi em direção ao grupo, já bem mais numeroso. Eram manifestantes que gritavam palavras de ordem contra o aborto e que se posicionaram atrás da grade de proteção do palácio. Algumas pessoas usavam máscaras, mas a maioria estava sem a proteção.

Separado pelas grades, Bolsonaro falou aos apoiadores e fez críticas às medidas de isolamento social adotadas por governadores e prefeitos que determinaram o fechamento do comércio.

O presidente afirmou que as ações provocam efeitos negativos na economia, citou a situação de trabalhadores informais e declarou que “milhões” de pessoas já perderam empregos com carteira assinada.

Bolsonaro afirmou que, como a economia não está girando, “vai faltar dinheiro” para pagar o funcionalismo público.

Sem citar nomes, o presidente disse não querer acreditar que as medidas de isolamento sejam parte da vontade de “políticos” que, segundo ele, querem “abalar a Presidência da República”.

“Não vão me tirar daqui, com certeza”, disse. Nesse momento, apoiadores começaram a gritar palavras de ordem contra o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O presidente voltou a dizer que a abertura do comércio não depende dele, mas de governadores e prefeitos. “Se dependesse de mim, muito mais coisa estaria aberta”.

Bolsonaro lembrou recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que diz que estados e municípios têm poder para definir regras de isolamento.

Opositor das medidas de distanciamento social, Bolsonaro tem contrariado reiteradamente as recomendações de médicos e especialistas. Ele já compareceu a feiras, farmácia, manifestação e padaria, atitudes que também geraram aglomerações.

Em 15 de março, Bolsonaro participou de uma manifestação em Brasília. Em 29 de março, circulou pela cidade e visitou o comércio. No último dia 9, abraçou pessoas em uma padaria. No dia seguinte, foi a hospital, farmácia e conversou com apoiadores – chegou a limpar o nariz com o braçoe em seguida cumprimentar uma mulher.

No dia 11, também fez fotos e abraçou apoiadores durante visita à obra de um hospital de campanha federal em Águas Lindas (GO) na companhia do então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e do governador Ronaldo Caiado (DEM). Essas atitudes provocaram divergências com Mandetta, defensor do isolamento social e demitido por esse motivo. Na cerimônia de posse do novo ministro da Saúde, Nelson Teich, no Palácio do Planalto, Bolsonaro também ignorou as orientações de distanciamento social ao cumprimentar e abraçar autoridades.

Na conversa com apoiadores neste sábado, Bolsonaro também disse que 70% da população vai ser infectada pelo novo coronavírus. “Se não for hoje, vai ser semana que vem”, declarou.

A conversa com os apoiadores foi transmitida ao vivo pela página do presidente em uma rede social. O grupo era composto por religiosos contrários ao aborto.

O presidente disse não apoiar ações de flexibilização do aborto e parabenizou as pessoas pelo protesto.

Na transmissão, antes de conversar com os apoiadores, Bolsonaro disse que falta humildade para “essas pessoas que estão bloqueando tudo de forma radical”. Para o presidente, o comércio pode voltar a abrir com os devidos cuidados, como uso de luvas, máscaras e álcool em gel.

Ele ainda manifestou preocupação com a situação de clubes de futebol. “Tem time aí que vai decretar a falência, time da segunda divisão”, afirmou.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais