Para 58% dos brasileiros, Jair Bolsonaro deveria sofrer impeachment, aponta pesquisa
- 58% dos brasileiros apoiam o impeachment de Jair Bolsonaro, segundo pesquisa PoderData
- Por outro lado, 32% defendem a manutenção de Bolsonaro no cargo
- Apoio ao presidente da República caiu 13 pontos percentuais desde julho
Para 58% dos brasileiros, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deveria sofrer impeachment. É o que mostra a pesquisa PoderData feita entre 16 e 18 de agosto. O índice é 8 pontos percentuais maior do que o do levantamento anterior, feito no final de julho.
A pesquisa ouviu 2.500 pessoas por meio de ligações para celular e telefones fixos. A pesquisa ouviu pessoas em 433 municípios nas 27 unidades da federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Leia também:
- O que se sabe até agora sobre a combinação de vacinas contra o coronavírus
- Heinze fez lobby pela produção da Covaxin em indústrias de saúde animal
- Urna eletrônica já é auditável: Conheça processo que verifica segurança do voto
O índice de 58% é o recorde de apoio ao impeachment registrado pelo PoderData. Em maio, o número era de 57%, um empate técnico, considerando a margem de erro da pesquisa.
Ao mesmo tempo, 32% apoiam que Bolsonaro deve continuar no cargo. Em julho, esse número era de 45%, ou seja, houve uma queda de 13 pontos percentuais. Entre os entrevistados, 10% não sabem se o presidente deveria sofrer impeachment.
A pergunta feita aos entrevistados foi: Na sua opinião, Bolsonaro deve continuar como presidente ou deve sofrer o impeachment e deixar de ser presidente?
- Deve sofrer impeachment: 58%
- Deve continuar: 32%
- Não sabem: 10%
Essa é a primeira pesquisa realizada pelo PoderData desde a live em que Bolsonaro disse haver fraude na urna eletrônica, sem apresentar provas. As acusações geraram ruptura nas relações entre o Planalto e o Supremo Tribunal Federal, especialmente pelas ofensas contra o ministro Luís Roberto Barroso, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

