Garibaldi empata com Carlos Eduardo na disputa pelo Senado com 19%; Fábio surge com 10,3%

- publicidade -

Com apenas uma cadeira do Senado Federal à disposição do Rio Grande do Norte, parlamentares disputam desde já a única vaga de senador que estará disponível nas eleições de 2022. Na liderança dessa corrida, o ex-senador Garibaldi Alves (MDB).

De acordo com a pesquisa Instituto AgoraSei!, publicada nesta segunda-feira 6 pelo Blog do BG, o emedista tem 19,7% das intenções de votos – suficiente para o reconduzir ao posto que já assumiu três vezes. O cenário é da pesquisa estimulada – método em que o entrevistador apresenta uma lista com os nomes dos pré-candidatos.

A vantagem de Garibaldi, contudo, é definida nos décimos. O sobrinho dele, Carlos Eduardo Alves (PDT), aparece logo em seguida com 19% da preferência do eleitorado. Além deles, o ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD), também foi lembrado pelo eleitorado potiguar. 10,3% dos entrevistados escolheriam Faria para trabalhar ao lado de Styvenson Valetim (PODE) e Zenaide Maia (PROS) no Legislativo Federal.

O senador Jean Paul Prates (PT), que assumiu a cadeira após Fátima Bezerra (PT) deixar o Senado para ser governadora do RN, amarga a última colocação. Ele, que busca a reeleição, tem a preferência de 4,6% dos eleitorados. Indecisos somaram 17,8%. Brancos e nulos totalizaram 27,4%.

Sai Fábio, entra Marinho

Quando o nome de Fário Faria é substituído pelo do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (Sem partido), a vantagem de Garibaldi é maior. O ex-governador desponta com 21,3% das intenções de votos. Carlos Eduardo também cresce (20,87%) e empata tecnicamente com o tio, já que a margem de erro é de 2,3% para mais ou para menos.

Neste cenário, Jean não ocupa a última posição sozinho. O petista empata com Marinho. Ambos foram a escolha de 4,8% dos entrevistados.

Espontânea

Garibaldi é nome mais lembrado também na pesquisa espontânea, que é aquela em que o eleitor fala o primeiro nome que lhe vem à cabeça. Com 2,6% dos votos, ele aparece empatado com Carlos Eduardo. Jean sobe no raking e ocupa a terceira posição com 1,8%, a frente de Fábio (1,4%).

Styvenson e Zenaide aparecerem com 0,8% e 0,7%, respectivamente. Eles, contudo, não podem concorrer ao Senado em 2022, pois o mandato de cada segue até 2026.

Haroldo Azevedo, empresário do segmento de construção civil e comunicação, aparece com 0,3%. O nome dele tem sido ventilado como possível candidato. Geraldo Melo e João Maia (PP) aparecem com apenas 0,1%. A escolha quase nula também aconteceu com Marinho, que teve 0,1% de preferência.

Os que não escolheriam nenhum somam 14,1%. Já os que não sabem somam 75,4%.

A pesquisa

Para a realização do estudo, o instituto AgoraSei! entrevistou 1800 eleitores de todas as regiões do estado entre os dias 28 e 31 de agosto. Os resultados foram calculados com intervalo de confiança de 95% e com margem de erro de de 2,3% para mais ou para menos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais