“Putin tem câncer e está prestes a sofrer um golpe de Estado”, diz chefe da Inteligência ucraniana
Em entrevista concedida ao canal britânico Sky News, o major-general Kyrylo Budanov, chefe da inteligência militar da Ucrânia, falou sobre a guerra no Leste Europeu e estabeleceu uma polêmica ao se referir ao estado de saúde do presidente russo Vladimir Putin. Apesar de não fornecer provas, de acordo com o militar, o mandatário está gravemente doente devido a um câncer.
Além de um suposto câncer, Budanov também mencionou outras doenças que estariam acometendo Putin e que, por isso, políticos ligados ao próprio Kremlin poderiam estar planejando um golpe de Estado. “Podemos confirmar que Putin está em péssimas condições psicológicas e físicas. Está muito doente. Ele sofre de várias doenças ao mesmo tempo, uma delas é o câncer”, disse.
O estado de saúde de Putin já tinha sido objeto de especulações de jornalistas independentes da Rússia, os quais haviam salientado que o mandatário teria um câncer na tireoide. Outras hipóteses dariam conta de um suposto estado terminal do líder russo.
Durante a exposição aos jornalistas britânicos, Budanov enfatizou a capacidade de resistência do exército do seu país e reiterou que a guerra será vencida pelo povo ucraniano. Suas afirmações no que tange à saúde de Putin, no entanto, não foram confirmadas pelo Kremlin.