Ações de combate ao câncer infantil serão intensificadas durante o Setembro Dourado
Já realizando uma série de atividades voltadas para o ‘Agosto da Amamentação’, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue programando as ações dos próximos meses e nesta quinta-feira (3) se reuniu com entidades parceiras para traçar o planejamento para o ‘Setembro Dourado’, mês no qual são intensificados os esforços para demonstrar a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, o que faz com que a chance de cura seja de até 80%.
Em parceria com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), Casa Durval Paiva, Hospital Infantil Varela Santiago, Liga Contra o Câncer e Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, a SMS irá realizar uma série de ações ao longo do mês voltadas para o tema.
Unidades de saúde de todos os cinco Distritos Sanitários farão atividades. No dia 1º de setembro, a secretaria irá abordar o Setembro Dourado durante o projeto Ribeira Saudável. Além disso, um fórum voltado para os profissionais da rede municipal de saúde também vai ser promovido.
Toda a programação oficial será divulgada em breve, mas a secretária adjunta de Atenção Integral á Saúde, Saudade Azevedo, adiantou que o objetivo é conseguir alcançar o máximo de pessoas possível. “Nossa ideia é massificar a informação. Fazer com que o tema chegue nas pessoas que mais precisam e mostrar a importância desse diagnóstico precoce”.
Sintomas
Apesar de muitas vezes passarem desapercebidos ou confundidos com outras doenças pelos pais, responsáveis e pessoas que convivem no dia a dia com a criança, são vários os sintomas que podem indicar o câncer e é exatamente esse tipo de informações que a campanha pretende divulgar.
Confira alguns dos sintomas principais:
1 – Dores ou aumento da barriga; pressão alta
2 – Palidez repentina; manchas roxas; dores nos ossos
3 – Ínguas; perda de peso
4 – Mancha branca na pupila
5 – Dores de cabeça; náusea; vômitos; convulsões; alteração de fala e no andar
6 – Dores nos ossos não relacionadas a fraturas, quedas ou traumas
7 – Nódulos na cabeça, pescoço, braços e pernas