Major Denise: “Ser bombeiro significa doação no sentido mais amplo da palavra”

Primeira mulher a assumir o comando de Unidade Operacional dos Bombeiros do RN fala sobre os desafios na carreira militar

- publicidade -

Em comemoração ao mês da Mulher, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte traz o perfil de uma militar que integra a Corporação desde 2001. A Major Denise Maria Bezerra de Figueiredo ingressou na Corporação como soldado e hoje ocupa o cargo de chefe do Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento. Ela foi a primeira mulher a assumir o comando de uma Unidade Operacional dos Bombeiros do RN.

“A minha maior inspiração e incentivo para seguir a carreira militar veio do meu Pai que hoje é militar aposentado da Marinha do Brasil”, afirma a major Denise.

A major lembra que quando chegou ao Corpo de Bombeiros, a época ainda sem curso específico na área, trabalhou junto ao Gabinete do Comando e nos finais de semana na função de motorista das viaturas que iam deixar as equipes de guarda vidas nas praias. Em 2002, o Corpo de Bombeiros foi emancipado da PM e nessa época ela fez o curso para Cabo Bombeiro, em que foi aprovada. Enquanto aguardava o início do curso, surgiu a oportunidade de fazer o curso para oficiais combatentes BM. “Sem hesitar, participei disputando cinco vagas, fui aprovada e em 2004 fui fazer o curso de na Escola de Formação de Oficiais do Estado do Pará, por lá passei três anos, retornando a Natal no final de 2006 como aspirante a oficial bombeiro”.

“Ser mulher bombeiro militar é uma vida de desafios, pois ao logo desses 16 anos de profissão procurei sempre estudar e pesquisar sobre a minha área e no decorrer desse tempo fiz alguns cursos que me fizeram amadurecer profissionalmente”, conta a militar. Ela confessa que no início houve certa resistência por ser mulher. “Tudo que vem para mudar uma cultura estabelecida é natural que haja um pouco de resistência. A dificuldade não é em ser mulher e sim as adaptações estruturais que a Instituição deve passar para acolher bem esse público feminino”.

Como militar, major Denise disse que sua rotina se divide em ser mãe, esposa e profissional. “É desempenhar minhas tarefas a frente da Gestão do Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento, participar de Comissões, reuniões estratégicas, compor a escala de Superior de Serviço, dentre outras. Ser bombeiro militar significa doação no sentido mais amplo da palavra”.

Às mulheres que desejam ingressar na Corporação, a major deixa uma mensagem. “Que nunca desistam dos seus propósitos, lutem pelo motivo que acreditam, mesmo estando muitas vezes sozinhas. E que venham fazer parte dessa nobre e honrada Instituição que é o Corpo de Bombeiros Militar do RN”.

Carreira

Durante sua carreira no Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, a major Denise já desempenhou diversas atividades, tais como ajudante de ordens, Comandante do 1º Grupamento de Incêndio, Chefe da Divisão de Ensino do CSFA, Chefe da Seção Contra Incêndio do Aeroporto Internacional Augusto Severo, Chefe da Divisão Administrativa do CSFA, Chefe do Centro Administrativo, Financeiro e Orçamentário, Comandante do Serviço Pré-Hospitalar de Urgência (SAPHU), Chefe do Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento, entre outras funções.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais