Dados apontam a atuação da Guarda Municipal no período de crise da segurança pública

- publicidade -

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) divulgou os primeiros dados referentes a atuação da Guarda Municipal do Natal (GMN) durante esses 15 últimos dias em que as forças de segurança do Estado se mantiveram paralisadas. As informações inicias apontam para a realização de 27 prisões de suspeitos de crimes, principalmente os relacionados a roubos. Também foram recuperados 58 veículos com queixa de roubo ou furto e três tentativas de suicídio na ponte Newton Navaro foram evitadas pelas guarnições operacionais da GMN.

O aumento do efetivo de guardas municipais nas ruas também garantiu a segurança de quatro grandes eventos promovidos nesse final de ano pela Prefeitura do Natal. Os shows de Ricardo Chaves e Fagner, na zona Norte da cidade, e o show de Pedrinho Mendes, em comemoração ao aniversário da capital Potiguar, além da festividade de réveillon, realizada na praia da Redinha, contaram com a segurança ostensiva da GMN. Nesses eventos foram utilizados 40 guardas municipais, entre eles agentes com equipamentos e capacidade técnica para atuar em situações de controle de distúrbios.

A GMN também foi o braço da segurança pública para atender os diversos chamados de ocorrências relacionadas a tentativa ou homicídio consumado. Sendo a primeira a chegar nas áreas de delitos e a realizava os procedimentos inicias de isolamento e preservação do local de crime, que é um fator importante no processo investigativo para elucidação desse tipo de delito.

O trabalho da GMN assegurou a abertura dos dois maiores centros populares de comércio de rua da capital, situados nos bairros do Alecrim e Cidade Alta. Inicialmente havia a ameaça de fechamento das lojas por falta de segurança, que foi suprida com a utilização de oito viaturas de patrulhamento divididas nos dois bairros de comércio popular.

As ações da GMN se estenderam também a apoiar o Serviço Móvel de Urgência (Samu). Nessas situações as viaturas de patrulhamento deram segurança as equipes médicas para adentrar e executar seus serviços em áreas consideradas vulneráveis e com relevantes índices de violência e criminalidade.

Um ponto relevante que ganhou destaque em órgão de imprensa nacional foi a atuação da GMN frente a uma ação de bandidos com trocas de tiros na Avenida Felizardo Moura. Os guardas municipais foram os primeiros a chegarem no local finalizando com o tiroteio, recuperando dois carros roubados que estavam em poder dos bandidos e desobstruindo a via para passagem de veículos. A ocorrência foi apoiada por militares do Exército e do Batalhão de Operações Especiais da PM (Bope) que chegaram em seguida.

O efetivo de patrulhamento de rua da GMN continua ampliado desde o último dia 21 por determinação do prefeito Carlos Eduardo. O número de guardas municipais foi aumentado com a utilização de diárias operacionais, que traz para o serviço regular agentes que estão em gozo de folgas.

As guarnições da GMN estão patrulhando a cidade utilizando não só o armamento de fogo comum, como pistolas 380, mas também o armamento com maior poder letal, a exemplo das espingardas calibre 12. “Estamos cumprindo nossa mais importante missão, que é a de proteger a sociedade”, concluiu o comandante da GMN, Michel Dantas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais