Polícia Civil alerta população sobre nova modalidade de estelionato

- publicidade -

A Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD) esclarece a população sobre a prática de crime de estelionato cometido em nova modalidade na capital potiguar. De acordo com as denúncias, a vítima recebe mensagem via aplicativo WhatsApp, vinda de um determinado número de telefone que supostamente pertenceria à empresa OLX, informando que é necessário repassar um código enviado via SMS para validar o anúncio.

Após o recebimento da mensagem de texto com um código de seis dígitos e, acreditando ser referente ao anúncio que teria sido efetivamente realizado no site da empresa OLX, a vítima repassa o código como solicitado. Esta manobra permite que o aplicativo de mensagens da vítima seja desabilitado e habilitado no aparelho celular do estelionatário, sendo que a vítima não consegue perceber o golpe, uma vez que sua linha de telefônica permanece funcionando regularmente.

A partir disso, utilizando o aplicativo de mensagens da vítima, o golpista se passa pela vítima e inicia o envio de mensagens para os contatos mais próximos, contando histórias fantasiosas, em que pede um empréstimo em dinheiro a ser depositado em uma conta indicada pelo estelionatário.

O que fazer?

A dica é, no aplicativo “WhatsApp”, acessar a opção “configurações” ou “ajuste”, em seguida “conta”, “verificação em duas etapas”, e, após isso, inserir uma senha de segurança escolhida por você. A ação impede o “sequestro” do aplicativo de mensagens, pois o estelionatário precisa ter conhecimento dessa senha, cadastrada durante a verificação em duas etapas.

Em ambos os casos, jamais passe o código e mantenha contato com a pessoa por meio do número que consta na sua agenda. Além disso, é fundamental confirmar a veracidade do pedido.

Caso ocorra a fraude, a vítima não precisa cancelar sua linha telefônica, é necessário apenas que entre em contato com o aplicativo Whatsapp através do email: suport@whatsapp.com, para que sua conta seja bloqueada e depois restaurada. Após tais medidas, procure a delegacia mais próxima para realização do competente registro de ocorrência para apuração dos fatos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais