Operação Tolerância Zero chega a Pau dos Ferros

- publicidade -

O município de Pau dos Ferros, região Alto Oeste do RN, foi palco da sétima fase da Operação Tolerância Zero da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap). A ação, iniciada na noite da sexta-feira (6), tem como objetivo fiscalizar 41 detentos do regime semiaberto que utilizam tornozeleiras eletrônicas. A operação envolveu 46 policiais penais, sendo vinte por cento do efetivo formado por mulheres.

O secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio Filho, explica que a ação tem o objetivo de verificar se os monitorados estão cumprindo as determinações da Justiça em relação ao uso da tornozeleira eletrônica. Verifica-se, por exemplo, se os detentos estão se recolhendo à noite no horário estabelecido na decisão judicial, se o equipamento está fixado na perna e funcionando corretamente.

O lançamento da ação foi feito na sede do Corpo de Bombeiros e contou com a presença do vice governador Antenor Roberto. “O policial penal está valorizado, porque na nossa política pública o centro é o profissional que faz a atividade fim. A valorização é um compromisso do programa de governo”, destacou.

Segundo o secretário Pedro Florêncio, a presença da polícia penal contribui na redução dos índices de criminalidade e evita a reincidência criminal. “O número de violações da tornozeleira eletrônica caiu bastante depois da intensificação da operação”, disse. Quem for flagrado em desconformidade com as regras será conduzido ao presídio e poderá regredir de regime.

A operação Tolerância Zero já foi realizada nos municípios da Grande Natal, Mossoró, Areia Branca, Apodi, Caraúbas, Currais Novos, Caicó, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu e Umarizal. Todo efetivo empregado na operação foi extra, composto por policiais penais voluntários e remunerados com diárias operacionais. A rotina de segurança das unidades prisionais não foi alterada. No RN, cerca de 1.450 detentos usam tornozeleira eletrônica.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais