Semdes segue com formação de guardas para a Patrulha Maria da Penha em Natal

- publicidade -

A formação dos guardas municipais de Natal para atuar na Patrulha Maria da Penha está seguindo com instruções ministradas por diversos profissionais da área de segurança, direito e gestores de políticas públicas. Mais de 50 guardas já passaram pela capacitação que vem com o objetivo de proteger as mulheres vítimas de violência doméstica no âmbito da capital.

Nessa segunda-feira (02), os agentes tiveram a oportunidade de aperfeiçoar o conhecimento nas áreas de Violência doméstica; Feminicídio; Condições estruturais das mortes violentas contra a mulher; e outros temas que tiveram como instrutores o titular da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), Júlio Costa, a delegada responsável pela Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher (Deam), Ana Alexandrina, a coordenadora do Núcleo de Violência contra a Mulher da Secretaria Municipal da Mulher, Ana Cláudia, a advogada da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), Joana Darc , e pelo agente de Polícia Civil Carlos Alves.

Os guardas municipais passam por uma capacitação de 40h que foi construída levando em consideração as disciplinas e instruções que forneçam ao agente de segurança a capacidade de atender as vítimas, zelando pela sua segurança física e emocional, principalmente no ato do atendimento da ocorrência em que a mulher é for alvo, como também no processo técnico efetivo de execução das medidas protetivas.

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, que foi a articuladora para colocar em prática a Patrulha Maria da Penha em Natal, participou do momento e reafirmou o trabalho da Semdes na formação dos guardas municipais dentro de uma matriz curricular que conceda as condições técnicas e humanas para atuar na proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade. “Ainda em janeiro formamos a primeira turma de guardas para atender a Patrulha Maria da Penha. Nossa meta é capacitar todo o efetivo da Guarda Municipal”, informou a secretária.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais