Veterinária alerta: Castração precoce pode evitar câncer de mama nos pets

- publicidade -

Com as atenções voltadas ao combate e prevenção de câncer de mama em humanos neste mês que é celebrada a campanha internacional Outubro Rosa, um alerta importante aos tutores de animais de estimação: a incidência da doença pode ser igualmente alta em cães e gatos. Segundo a veterinária Leticia Abrahão, do Hospital Veterinário de Natal, ao contrário de que muita gente pensa, cruzar o animal ou ter gestações não previne o câncer de mama. A melhor forma de prevenção é através da castração precoce.

“Nas cadelas, os tumores das glândulas mamárias representam 50 a 70% de todos os tumores. Quando castradas antes do primeiro ciu, a cadela passa a ter 1% de risco de desenvolver tumores de mama.Nas gatas, os tumores das glândulas mamárias são o terceiro tipo mais comum de neoplasias, sendo que mais de 80% destes são malignos. A castração precoce reduz em 91% as chances das gatas desenvolver tumor de mama. Lembrar que não é indicada a utilização de anticoncepcionais em cadelas e gatas, esses aumentam o risco de desenvolvimento de lesões mamárias”, explica.

O exame físico é sempre importante realizar. O proprietário deve posicionar seu pet de barriga para cima e palpar todas as mamas, caso note algum nódulo ou aumento de volume, consultar imediatamente o veterinário. O principal tratamento é a remoção cirúrgica das mamas. Os tumores devem ser enviados para análise (histopatológico), pois irá determinar se existe necessidade de complementação com outros tipos de tratamento, como a quimioterapia. Nunca se deve esquecer, reforça a veterinária: “A melhor prevenção é a castração precoce, não utilizar anticoncepcionais nos animais de estimação, não espere o tumor crescer e o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura”.

O Hospital Veterinário de Natal conta com os mais modernos aparelhos de imagem, emergência com médico à disposição 24 horas e centro cirúrgico. Com clínica médica, cirúrgica e traumatológica, o HVN oferece os serviços de pet-shop, banho e tosa e hotelaria com capacidade para receber até 50 animais, além de exames laboratoriais automatizados e equipamentos de última geração como ecodopplercardiograma, ultrassonografia, radiologia digital, eletroretinografia, eletrocardiografia e holter. O HVN é o único a fazer cirurgia de catarata em animais no Rio Grande do Norte.

Os irmãos Fábio Marinho e Fabrício Marinho estão à frente do Hospital Veterinário de Natal. A dupla possui especialização nos maiores centros de veterinárias referência do País – Unesp – Jaboticabal (São Paulo) e Viçosa (Minas Gerais). Fábio Marinho fez residência em clínica médica e cirúrgica na Universidade Federal de Viçosa (Minas Gerais) e é mestre em clínica cirúrgica, com área de atuação em oftalmologia veterinária na Unesp Jaboticabal. Já Fabrício Marinho é PhD em clínica médica com áreas de atuação em cardiologia veterinária.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. OkSaiba mais