RN sedia, pela 1º vez no Nordeste, Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha

- publicidade -

A cidade do Natal sediou na noite deste domingo (14), na Arena das Dunas, o Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha, que pela primeira vez sai do eixo Sul/Sudeste e é realizado na região Nordeste. A governadora Fátima Bezerra foi convidada de honra na entrega dos troféus, concedidos ao professor universitário Dr. Peter Eigen, pelo lado alemão, e a Phillip Povel, empresário de nacionalidade dupla, brasileiro-alemão, representando o Brasil. As personalidades se destacaram em ações distintas que têm em comum o caráter de sustentabilidade.

A governadora Fátima Bezerra e o vice-governador Antenor Roberto foram recebidos no saguão do evento pelo presidente-executivo de uma das instituições promotoras do evento, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), Philipp Schiemer, também presidente da Mercedes Benz no Brasil e na América do Sul, e pelo vice-presidente da AHK, Thomas Timm. “Obrigado pela hospitalidade. Estamos sendo muito bem recebidos”, disse Schiemer. E acrescentou, sorrindo: “Nós aprendemos outra palavra: potiguar.”

Fátima desejou as boas-vindas aos empresários, que vieram ao Rio Grande do Norte para participar do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), e destacou que convidou os governadores da região a realizarem a reunião do Consórcio Nordeste em Natal para que, nesta coincidência de agendas, os dois lados possam se conhecer e efetivar o diálogo governo e iniciativa privada. “Nós nos sentimos muitos honrados com a realização do encontro aqui. Temos desde o início um diálogo com a Fiern e expectativa para aproximar cada vez mais o Rio Grande do Norte e o Nordeste a Alemanha.  Temos muito o que discutir e apresentar em termos de potenciais econômicos. Temos a mineração, o turismo, a carcinicultura dentre outros segmentos.”

O Prêmio integra o EEBA, que será realizado no Centro de Convenções nesta segunda (16) e terça-feira (17), e foi criado em 1995 pela Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK) e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo).

“Nós alemães somos muito abertos ao diálogo e todos os empresários que estão aqui tem essa característica”, afirmou Schiemer. “Entendemos que é um evento muito importante. Convidei os governadores da nossa região para estarem aqui”, reforçou Fátima. Ao final da conversa, ele elogiou as belezas naturais, em especial a praia da Redinha sobre a qual a governadora informou que a ginga com tapioca foi instituída como patrimônio imaterial em seu governo.

Ela também foi cumprimentada por Andre Clark, CEO da Siemens do Brasil, pela cônsul alemã em Recife, Maria Könning-de Siqueira Regueira, por Peter Dieter e por Sandra Boettcher, que são da Federação das Indústrias Alemãs (BDI), instituição alemã equivalente à Confederação Brasileira da Indústria (CNI).

Participaram da solenidade embaixadores, como Roberto Jaguaribe, que entregou o prêmio a Peter Eigen, o vice-ministro da Economia alemã, Thomas Bareiss (que entregou o prêmio a Philipp Povel), além de autoridades políticas e empresariais dos dois países, como o presidente da Fiern, Amaro Sales de Araújo, e gestores estaduais – Carlos Eduardo Xavier (Tributação), Jaime Calado (Sedec) e Márcia Maia (AGN).

Ao lado dos homenageados, foram convidados para compor a foto oficial do evento: o vice-ministro do Ministério Federal da Economia e Energia da Alemanha, Thomas Bareiss; o Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Costa; o presidente da Mercedes-Benz no Brasil e na América do Sul e também presidente da AHK, Philipp Schiemer; os secretários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Orlando Leite Ribeiro e Fernando Kohlmann Schwanke; o embaixador do Brasil em Berlim, Roberto Jaguaribe; os cônsules gerais da Alemanha em São Paulo, Porto Alegre e Recife, Axel Zeidler, Thomas Schmitt e Maria Könning de Siqueira Regueira; os presidentes da BDI e da CNI, prof. Dieter Kempf e Robson Braga de Andrade; o presidente da Fiern, Amaro Sales de Araújo; além de representantes de empresas patrocinadoras do Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha.

SOBRE OS HOMENAGEADOS

Prof. Dr. Peter Eigen é alemão e advogado por formação. Em 1993, fundou a Transparência Internacional, a principal organização não-governamental internacional de combate à corrupção e que, desde 2016, conta com um capítulo no Brasil. Foi, ainda, Diretor do Banco Mundial para diversos programas voltados para a África e América Latina.

Philipp Povel é um jovem empreendedor brasileiro-alemão que atualmente é CEO da Dafiti, o maior grupo de e-commerce de moda e lifestyle da América Latina. Trabalhou em empresas como a BDO no Brasil, a Volkswagen na China e a BASF no Chile. Em 2009, fundou a MyBrands, outlet virtual de moda que logo chamou atenção do grupo alemão Rocket Internet, incubadora de startups de internet. Em 2011, lançou a Dafiti no Brasil com outros três sócios.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais