Comissão de Saúde da Câmara de Natal aprova quatro projetos de lei

- publicidade -

Quatro projetos de lei receberam parecer favorável durante reunião realizada nesta segunda-feira (18) pela Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal. O encontro contou com a participação dos vereadores Luciano Nascimento (PSD), Preto Aquino (Podemos), Peixoto (Republicanos) e Herberth Sena (PV). 

Destaque para a aprovação do PL 32/2024, de autoria da vereadora Nina Souza (União Brasil), que dispõe sobre a criação da Ouvidoria Municipal nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital potiguar, com o objetivo de assegurar aos cidadãos um canal de comunicação direto para registrar reclamações, sugestões, elogios e denúncias relacionadas aos serviços prestados.

A Ouvidoria Municipal das UPAs deverá funcionar como um órgão independente e imparcial, responsável por receber, analisar e encaminhar as manifestações dos usuários. O cidadão que desejar registrar uma manifestação junto à Ouvidoria deverá fazê-lo de forma presencial, por telefone, por meio eletrônico ou por correspondência, conforme as opções disponíveis.

Na sequência, foi acatado o PL 94/2020 encaminhado pelo vereador Dickson Nasser Júnior (PDT) que institui a Política Municipal de Proteção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência a fim de capacitar e especializar profissionais nessa área, inserir as ações dessa política na Estratégia Saúde da Família e absorver novas técnicas e procedimentos que possibilitem melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência e seus familiares. 

Também foram aprovados pelo colegiado o PL 5/2022, do vereador Aroldo Alves (União Brasil), que institui o Portal da Transparência Social do Município, e o PL 125/2024, do vereador Klaus Araújo (PSDB), que cria o Programa Amamentação Solidária.

“Esse grupo temático realmente é comprometido com os assuntos ligados à saúde de Natal e, mais uma vez, zeramos a pauta. Ao todo, foram 15 projetos para designar relatorias e outros quatro para discutir e aprovar seus pareceres. Temos uma dinâmica interessante, que consiste em reuniões no plenário e visitas fiscalizatórias aos equipamentos de saúde”, avaliou o presidente da comissão, vereador Luciano Nascimento.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais