Produção industrial potiguar volta a cair em dezembro, aponta Fiern
A Sondagem das Indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, elaborada pela Fiern em parceria com a CNI, revela que, na percepção dos empresários, a produção industrial potiguar voltou a cair em dezembro de 2024, após ter registrado aumento no mês anterior. No entanto, esse recuo da atividade é usual para o mês, uma vez que as empresas já concluíram as encomendas de final de ano.
Acompanhando o desempenho negativo da produção, o número de empregados também apontou retração, depois de registrar aumento por onze meses seguidos. Além disso, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) recuou na passagem de novembro para dezembro, em linha com a atividade desaquecida. A pesquisa mostra ainda que os estoques de produtos finais caíram na comparação com o mês anterior, mas ficaram acima do nível planejado pelo conjunto da indústria.
No 4º trimestre de 2024, os resultados da Sondagem também registraram piora das condições financeiras. Os empresários potiguares mostraram insatisfação com suas margens de lucro e com a situação financeira de suas empresas. O acesso ao crédito foi apontado como mais difícil do que no trimestre anterior. Além disso, o ritmo de aumento no preço médio das matérias-primas também se acelerou no período.