Extintor de incêndio ABC pode voltar a ser obrigatório em todo o Brasil

- publicidade -

Pouco menos de dois anos após a polêmica do uso do extintor do tipo ABC nos carros do país, a comissão de viação e transportes da Câmara dos Deputados, em Brasília, aprovou um projeto de lei que pede o retorno do item como equipamento obrigatório nos carros à venda no País.

Segundo o projeto de lei 3404/15, do deputado Moses Rodrigues (PMDB-CE), a decisão do Contran não é consistente e que “não é plausível que o Contran, de um momento para outro, entenda que o extintor de incêndio não é mais considerado item de segurança do veículo e decida tornar facultativo o seu uso, deixando vulneráveis os ocupantes dos veículos em caso de incêndio”.

LEIS DE TRÂNSITO PRA LÁ DE ESQUISITAS

Por razões históricas ou mesmo costumes locais, alguns países têm normas de trânsito que soam esdrúxulas aos nossos olhos. Na cidade chinesa de Shangai, por exemplo, é vetada a circulação de carros vermelhos. Já na capital do estado norte-americano do Colorado, a proibição recai sobre os carros pretos – mas apenas aos domingos.

No entendimento do relator da comissão, Remídio Monai (PR-RR), que aprovou o prosseguimento do projeto de lei, há um custo insignificante do extintor em relação ao custo do próprio veículo”.

Desde 17 de setembro de 2015, o Contran tornou facultativo o uso do extintor de incêndio do tipo ABC para automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada, ficando de uso obrigatório apenas para caminhões e ônibus.

 

 

Fonte: Estadão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. OkSaiba mais